Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares será 100% SUS

28/04/2011 14:12

A centésima reunião ordinária do Conselho Pleno realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), durante a última terça-feira, 26, debateu assuntos variados, como o fomento e a internacionalização dos Institutos Federais, bem como o plano de carreira docente. No entanto, dentre os assuntos discutidos, um tema mereceu destaque: a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S. A. (EBSERH).

Segundo o secretário Luiz Cláudio Costa, a MP 520 que cria a EBSERH será votada provavelmente na primeira quinzena de maio no Congresso. Ele ressalta ainda que a Empresa será 100% SUS e que não irá tirar a autonomia das Universidades.

A aprovação da Medida Provisória permitirá que a Universidade Federal do Piauí realize concurso para a contratação dos 1.111 funcionários que irão trabalhar no Hospital Escola (HE) da instituição. Com a sua entrega para a população, o HE realizará mais de 23 mil consultas por mês no atendimento ambulatorial e ainda cerca de 1.400 cirurgias mensais. Vale ressaltar que o Hospital Escola contará com 213 leitos e mais 21 leitos de UTI, sendo 15 adultas e seis pediátricas, o que representa um acréscimo de mais de 30% de UTIs públicas de todo o estado.

Confira a matéria da Andifes na íntegra.