I Fórum de Saúde Bucal discute acesso à assistência odontológica

28/04/2011 11:08

Discutir a formação técnica em saúde bucal e a assistência odontológica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse objetivo, foi dado início ao I Fórum de Saúde Bucal do Piauí na manhã desta quinta-feira (28), no Auditório do CT da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da UFPI e tem como foco debater a política nacional de saúde bucal, além de definir estratégias para melhorar o acesso da população à assistência odontológica e  para a implantação da Modalidade II, que envolve as classes de Cirurgião Dentista, Técnico em Higiene Dental (THD) e Auxiliar de Consultório Dentário (ACD).

A professa da UFPI Liz Marinho, coordenadora do evento e coordenadora da formação THD do estado do Piauí, realizou uma conferência sobre a formação técnica dos Técnicos em Higiene Dental no Estado. Segundo ela, o Piauí tem quase mil formados sem uma rede de assistência odontológica e os gestores devem implantar a Modalidade II para que essa equipe faça parte do sistema.

A Drª Cleonice Gomes de Oliveira, da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), abordou o tema sobre a rede de atenção à saúde bucal no estado e fez um retrato da Modalidade II na Estratégia da Saúde da Família. Cleonice apresentou a realidade da saúde bucal piauiense, que conta com 933 equipes de saúde bucal na Modalidade I e nove equipes da Modalidade II. "A inserção da Modalidade II é importante para ampliar o acesso da população para poder ser trabalhado a promoção e prevenção da saúde. Precisamos sensibilizar os gestores para que os serviços não sejam subutilizados, mas que cada um trabalhe especificamente em sua área", explicou.

Representando a Secretaria de Saúde do Paraná, Drª Zita Castro Machado fez uma conferência sobre a formação técnica em saúde bucal como estratégia de acesso ao usuário do SUS. Ela explicou que o primeiro curso de TSB foi realizado em 1984 no Paraná, que é um dos estados com maior número de equipes na Modalidade II. "O Técnico é um profissional indispensável para ampliar o acesso dos usuários aos sistema de saúde", destacou.

A última conferência foi realizada pelo representante da Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Mato Grosso do Sul, Dr. Wellington Carvalho, que falou sobre a Política Nacional de Saúde Bucal e a Modalidade II como estratégia de acesso ao usuário do SUS. Wellington fez um balanço do período de oito anos do Programa Brasil Sorridente e um destaque na inserção do técnico na equipe de Saúde da Família. De acordo com ele, os técnicos têm autonomia para realizar procedimentos preventivos, não precisam realizar métodos complexos e auxiliam na prevenção.

Participaram da abertura do evento a Pró-Reitoria de Extensão, Maria da Glória Carvalho, representantes da Câmara Municipal, Secretaria de Justiça e Coordenação Nacional e Estadual de Saúde Bucal. O Fórum segue até o turno da tarde e, ao final, será feita uma carta aberta com reivindicações para mudanças na rede de saúde bucal do Estado.