Problema com acesso a Internet

28/04/2011 08:12

Hoje (dia 27), foi comprovado que o problema no acesso à Internet não está na rede interna da UFPI. Depois de muito trabalho envolvendo a equipe do PoP-PI e a equipe de redes da UFPI, foi feito um teste definitivo: todas as configurações do PoP-PI foram retornadas ao que existia antes das mudanças realizadas recentemente (há cerca de 20 dias). Foi constatado que tudo funcionou normalmente. Isso deixa claro que o problema encontra-se nas instalações do PoP-PI.

Agora, tanto os técnicos da UFPI quanto os técnicos do PoP-PI deverão trabalhar para resolver o problema, que já nos causou muitas horas de indisponibilidade de serviços essenciais, como a página da UFPI, e-mails e acesso a alguns sistemas visíveis externamente. Além disso, os links diretos com o PoP-PI existentes nos campi de Bom Jesus e, principalmente, Parnaíba, apresentaram instabilidade.

O Reitor da UFPI deve solicitar à RNP o apoio operacional para resolução dos problemas. Os técnicos da RNP-Rio já foram acionados, mas ainda não detectaram a causa dessa instabilidade. Esperamos que esse apoio seja fundamental para resolvermos as pendências existentes.