EDUFPI lança hoje (26) livro Rio Parnaíba...Cidades - Beira (1850 - 1950)

26/04/2011 11:27

Nesta terça-feira (26), será lançado no auditório do CCHL, às 18 horas, o livro "Rio Parnaíba...Cidades-Beira (1850 - 1950)" escrito pela Profª Drª Gercinair Silvério Gandara e publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI. "Este é o primeiro estudo acadêmico sobre o rio Parnaíba e vem para suprir a lacuna existente sobre o tema", afirma Ricardo Alaggio, Diretor da EDUFPI.

"Rio Parnaíba...Cidades-Beira" mostra a importância do Rio Parnaíba na construção do Piauí. Esse trabalho foi baseado numa pesquisa que inclui arquivos pessoais da autora, arquivos públicos do Piauí, além de materiais provenientes de Brasília, Portugal e França.

Gercinair Gandara apresenta o rio enquanto um espaço social contínuo, sua paisagem geográfica decifrando seus traçados, seus contornos, o vale, a bacia, o leito e o delta. Desse modo, a autora pensou o rio Parnaíba em sua natureza social e histórica, no envolvimento do homem beiradeiro com o seu meio ambiente.

Profª Drª Gercinair Silvério Gandara