Margareth Coelho visita UFPI para firmar parceria no combate às drogas

19/04/2011 17:15

O reitor Luiz de Sousa Santos Junior recebeu esta semana a visita da deputada estadual Margareth Coelho, vice-presidente da Frente Parlamentar de Políticas Públicas sobre Drogas da Assembléia Legislativa do Piauí. O motivo da visita foi a busca de parceria entre a Escola do Legislativo e a Universidade Federal do Piauí para o combate às drogas no Estado.

"Temos no Piauí a urgência da criação de projetos na área, não só de combate, mas também de prevenção contra as drogas, a fim de captarmos mais recursos, e vejo que a universidade é o local que oferece subsídios para que esses projetos sejam criados", destacou a deputada durante o encontro com o reitor.

O reitor destacou que a UFPI já vem desenvolvendo na área de combate as drogas projetos de extensão e criação dos Centros Regionais de Referências (CRR) em Crack e Outras Drogas, lançado em 2010 pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com instituições federais. O projeto tem a finalidade da formação permanente e a qualificação da intervenção de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social, que trabalham tanto com usuários de crack e outras drogas, quanto com as famílias dessas pessoas.

De acordo com a deputada estadual, o Governo Federal anunciou a liberação de R$ 410 milhões para ações de combate ao crack e outras drogas, além de um plano integrado de enfrentamento das drogas. Neste plano, ele dá prioridade às instituições federais. "Por conta disso, pedimos o apoio da UFPI para integrar e aproximar os trabalhos nesse sentido. Temos a possibilidade de convênio para elaboração de cursos e oficinas no combate às drogas", explicou Margareth Coelho.