Alunos do Campus de Bom Jesus realizam estágio no Setor de Apicultura

11/04/2011 15:04

Os alunos dos cursos de Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Engenharia Florestal do Colégio Agrícola do Campus Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí, em Bom Jesus, realizaram estágios, monitoria e pesquisas no Setor de Apicultura. Neste semestre, 25 estudantes participam de atividades como a instalação e manejo do apiário, boas práticas de colheita e pesquisas sobre produtos das abelhas para trabalhos de conclusão de curso.

Para a estudante de Zootecnia Vanessa Neri, "o estágio é a oportunidade de aprofundar os conhecimentos vistos na teoria e visualizar uma oportunidade de negócio". Segundo o professor de apicultura Sinevaldo Moura estão programadas várias atividades para o semestre tais como: participação em eventos, cursos de extensão, diagnóstico apícola, visitas a apicultores da região, montagem de um melipinário escola entre outras atividades. Na semana passada, as atividades se concentraram na captura e transporte de enxames, na coleta de mel e boas práticas apícolas além de participação em evento na cidade.

O Setor de Apicultura fica localizado na Fazenda do Colégio Agrícola de Bom Jesus, a 4 km da cidade. Possui um módulo didático que conta com um apiário escola e um entreposto de cerca 250m2 com equipamentos para extração, beneficiamento e fracionamento do mel, uma usina de cera, além de materiais e equipamentos para aulas práticas.