Encerramento e Retrospectiva do I SEPGAN - UFPI

11/04/2011 10:26

No período de 11 a 13 de abril de 2011, acontecerá o encerramento do I Seminário da Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição - I SEPGAN, que foi realizado em comemoração às defesas de Dissertação da primeira turma (biênio 2009-2011).

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição - PPGAN-UFPI, Profª. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo, convida para as palestras e defesas de dissertação que acontecerão no último Módulo-I SEPGAN (Módulo IV), manhã e tarde, no Auditório Profª. Francisca Elima Cavalcante Luz, no Departamento de Nutrição.

Banca da primeira defesa: Mestranda Theides Carneiro, Professores Dra. Júlia Geracila (orientadora), Dra. Graça Citó (UFPI) e Dr. Wilane Figueiredo (UFC).

Será feita uma retrospectiva do evento, que teve início em 10 de março de 2011, com a palestra de abertura "Inovações Tecnológicas no Processamento de Frutos Tropicais", proferida pelo Prof. Dr. Raimundo Wilane de Figueiredo, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, nível Doutorado, da Universidade Federal do Ceará.

Prof. Dr. Wilane Figueiredo (UFC), que proferiu a Palestra de abertura, e Profa. Dra. Regilda Moreira-Araújo, Coordenadora do PPGAN

Durante o I SEPGAN, foram proferidas palestras por professores e pesquisadores da área de Alimentos e Nutrição vindos de IES como USP, UFMG, UFSC, UFC,UFRRJ, UFSE e EMBRAPA.

A Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA, Drª. Jane Menegaldo Gonçalves (EMBRAPA MEIO NORTE), proferiu palestra sobre o "Panorama da Ciência e Tecnologia de Alimentos no Brasil" e informou que será instalada uma secretaria da SBCTA em breve no Piauí (Teresina).

A Presidente da SBCTA Dra. Jane Menegaldo e Profa. Dra. Regilda Moreira-Araújo

A Coordenadora da área de Ciência de Alimentos, Profª PhD Maria Beatriz Abreu Glória (UFMG), proferiu Palestra sobre a "CAPES e a Pós-Graduação em Ciência de Alimentos no Brasil".

Neste quarto e último módulo do SEPGAN serão realizadas duas palestras. A primeira será feita pela professora Drª Elma Regina Silva de Andrade-Wartha , que possui graduação em Nutrição pela UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos, atividade antioxidante, nutrição e antioxidantes.

A outra palestra será realizada pela Dra. Maria Cristina Affonso Lorenzon, que possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Apicultura. Especializou-se amiúde na parte de criação de abelhas - em várias especialidades - o que lhe garantiu a representação como titular na elaboração do programa de desenvolvimento do setor apícola para o Estado do Rio de Janeiro, junto à Secretaria de Agricultura (SEAAPA).

Banca Mestranda Marina Rocha: Professores Dra. Roseane Fett (UFSC), Dr. Wilane Figueiredo (UFC) e Dra. regilda Moreira-Araújo (orientadora)

Banca Mestranda Vanessa Lima: Professores Dra Silvia Cozzolino (USP), Dr. Benedito Borges (UFPI) e Dra. Dilina Marreiro (orientadora)

Assinatura da Ata de defesa da Mestranda Juliana Matias, orientanda da Profa. Dra. Nadir Nogueira, e tendo Profa. Dra. Maria do Carmo Martins (UFPI) e Dra. Silvia Cozzolino (USP), como membros

Mestranda Celsa Lustosa, Profa. Dra. Maria de Deus, Profa. PhD Beatriz Glória (UFMG), coordenadora da área na CAPES, e a orientadora Profa. Dra. Regilda Moreira-Araújo