Professor do CCA lançará livro em congresso na República Tcheca

11/04/2011 09:08

A ecologia microbiana de regiões tropicais é tema de diversas pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, as informações acerca da diversidade e funções dos microrganismos se expandiram rapidamente em inúmeros artigos publicados em revistas internacionais.

Estas informações estão agora compiladas em um livro texto, inédito no mundo, organizado e editorado pelo prof. Dr. Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPI, e publicado nos Estados Unidos no mês de março.

O livro traz resultados de pesquisas oriundas de diversos grupos de pesquisas do Brasil e do exterior (México, Índia, Estados Unidos, Venezuela, Portugal) sobre a ecologia microbiana do solo. O livro é prefaciado pelo Dr. Yoav Basham (Basham Foundation, USA) e pela Dra. Fátima Maria Sousa Moreira (UFLA e Pesquisadora 1 - CNPq).

O livro "Microbial Ecology of Tropical Soils" publicado pela NovaScience, USA será oficialmente apresentado na Conferencia Internacional "Ecology of Soil Microorganisms" que será realizada em Praga, República Tcheca, entre 27 de abril e 1 de maio.

O professor Ademir Araújo estará participando desta conferência com apresentação de trabalhos e lançara o livro junto à comunidade científica. A participação do professor na Conferencia é financiada pelo CNPq através do Edital de Apoio a Participação de Eventos no Exterior.

De acordo com o professor Ademir, o lançamento do livro será importante em virtude de mostrar à comunidade científica mundial as pesquisas realizadas especialmente no Brasil. "Só para se ter uma idéia, neste evento teremos os pesquisadores mais importantes e renomados da área de microbiologia do solo e cerca de 300 participantes do mundo todo", informou.