Brasil Brasil Acesso

Notícias

Professora do Curso de Comunicação Social da UFPI lança livro nesta sexta

Professora do Curso de Comunicação Social da UFPI lança livro nesta sexta

06/04/2011 10:20

Será lançado nesta sexta-feira (08), às 19h, no Bloco de Moda da UFPI, o livro Rede Globo: Mercado ou Cidadania?, de autoria da jornalista e professora, Jacqueline Lima Dourado.

O livro foi originado a partir da tese de doutoramento da autora, Estudos das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jacqueline Dourado usou a Economia Política da Comunicação (EPC) como referência norteadora na análise dos problemas e das hipóteses levantadas.

Sobre o livro

O livro apresenta um debate instigante sobre como a Rede Globo constrói seus conteúdos de cidadania e como eles são representados na grade de programação. A autora questiona o que a maior rede brasileira de televisão pretende alcançar com a inserção de temáticas sociais por meio de ações de marketing e merchandising, além de avaliar como ela lida com a constituição de identidades culturais e sociais em meio a alternância de programas de caráter global ou local.

Ao longo dos capítulos do livro, Jacqueline Dourado descreve como a Globo atua e se posiciona com relação aos conteúdos, demonstrando a relação existente entre a cidadania e o espaço público midiático da rede. A autora identifica, questiona e apresenta ainda como as ações de marketing e merchandising sociais da Globo atuam no exercício da cidadania com o objetivo de garantir maior audiência, preservando a liderança exercida sobre as concorrentes.

"O quarto e o quinto capitulo deste livro apresentam, a meu ver, a maior contribuição da obra ao conhecimento sobre o desenvolvimento da televisão brasileira. O quarto capítulo apresenta como as estratégias de marketing e merchandising sociais são utilizadas para difundir conhecimentos, promover valores, reafirmar princípios éticos, além de estimular mudanças de comportamento. No quinto capítulo, é construído o conceito de ‘grade transversal de programação', um verdadeiro achado metodológico para a operacionalização de novos estudos relacionados com o conteúdo dos programas televisivos", relata Jacqueline Dourado.

Com base nesse conceito, Jacqueline apresenta a Globo como espaço público midiático e as formas como ela desempenha o papel de promotora de debates das questões sociais.

O livro é uma contribuição positiva ao conhecimento da comunicação e será de grande utilidade para os estudiosos e, principalmente, para os alunos de graduação e de pós-graduação interessados em conhecer diferentes facetas da televisão, que provocam novas reflexões. A publicação chega ao público no ano em que se comemoram os 46 anos da Globo e os 60 anos da instalação da televisão em nosso país.

Sobre a autora

Jacqueline Lima Dourado é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1989), Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1996), tem Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2009). Trabalhou nos Jornais da Manhã e O Dia onde foi editora-chefe e na TV Antena 10.

Atualmente é Chefe do Departamento do Curso de Comunicação Social e professora da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Comunicação, Jornalismo, Economia Política da Comunicação, Assessoria de Imprensa, Publicidade, Marketing e Propaganda. É Pesquisadora da Intercom do GP:" Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina", do grupo CEPOS, Secretária -Geral da ULEPICC - Brasil ( biênio 2008/2010). É professora do mestrado em Comunicação e de Políticas Públicas da UFPI e coordena atualmente o grupo de pesquisa COMUM da UFPI.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.