Reitor assina termos para melhorias no Campus de Parnaíba

05/04/2011 10:53

O reitor da Universidade Federal de Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, assinou o termo de doação da Unidade de Piscicultura de Parnaíba à UFPI, feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para ser incorporado ao curso de Engenharia de Pesca da instituição.

A Unidade de Piscicultura foi construída por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Parnaíba, que doou o terreno, onde funcionam salas de aula, laboratórios, viveiros e unidade de pescado em um espaço de 25 hectares. O montante repassado foi de R$ 1.341.065,77 de Bens Imóveis e de R$ 123.866,21 de Bens Móveis. A doação do terreno que contém esses bens foi realizada pela Prefeitura Municipal de Parnaíba no ano passado. Dentre os Bens Imóveis há, em área construída, a discriminação de 33.640 m² de viveiros (2 berçários, 4 de crescimento e 4 de engorda); 184,21 m² de unidade de administração (sala de aula, depósito de equipamentos e sanitários); 205,61 m² onde funcionam salas de aula, 2 laboratórios e sanitários e 5,6 m² de área com sistema de abastecimento.

De acordo com a chefe do Curso de Engenharia de Pesca da UFPI, no prédio compreendido pela administração há uma unidade de processamento de pescado completa (fábrica de gelo, mesas inox, balança digital, carro de transporte de peixes, cilindro de lavagem, além de toda a infraestrutura de processamento como lavador de mãos e botas c/ acionador de pedal e pé dilúvio). No depósito de equipamentos encontra-se desde aeradores flutuantes até caixas de transporte e selecionador de peixes (inclusive redes e telas de proteção).

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia de Pesca, Margarida Monteiro Vasconcelos, mais de 50% dos cursos serão beneficiados com os trabalhos de adequação na unidade. "A utilização de tal estrutura vai colocar o curso de Engenharia de Pesca da UFPI como um modelo a ser seguido dentre as grandes instituições de ensino de aquicultura e processamento de peixes em nosso país. Visão essa que será formalizada com os estágios, monitorias, projetos de pesquisa e extensão, aquisição de bolsistas, trabalhos supervisionados, monografias, dentre outros", disse.

O prazo é de 90 dias para a entrega da nova estação do curso, que custará R$ 135.768,63. Para o reitor Luiz Júnior, essa parceria tem o objetivo de fortalecer o ensino e a pesquisa de qualidade, com profissionais cada vez mais aptos.

"Dentro do Plano Politico Pedagógico do nosso curso já havia a menção de toda infraestrutura necessária para as ações didáticas da Engenharia de Pesca, nesse estava incluido a construção de uma unidade de piscicultura e de processamento de peixes", disse Margarida Monteiro. Desta forma a subutilização da unidade de piscicultura da Prefeitura/CODEVASF e a idéia da CODEVASF de ver a estrutura doada sendo amplamente utilizada foram trampolins para que os pioneiros do curso começassem a pensar que um possível repasse de tal estrutura para a universidade fosse de fato importante para o curso.

Biblioteca do campus de Parnaíba será ampliada

O reitor também assinou contrato com uma construtora para ordem de serviço no valor de R$ 180.263,78  para a ampliação na estrutura da Biblioteca Setorial Cândido Ataíde, do campus de Parnaíba.

A expansão será exclusiva para receber o acervo doado pela família do governador Chagas Rodrigues, que conta com um número de cinco mil exemplares. A biblioteca será ampliada em 117 m².