Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente realiza palestra amanhã (31)

30/03/2011 09:19

O Programa de Pós-Graduação, nível Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente/TROPEN/PRODEMA/UFPI realiza palestra, nesta quinta-feira (31) a partir das 9h30, no auditório do TROPEN com o tema " Interdisciplinaridade e Campesinatologia: o símbolo na (re) produção familiar.

A palestra será ministrada pelo Profº Drº Milton Ferreira da Silva Júnior, pesquisador nas áreas de Políticas Públicas, Educação Ambiental e Formação de Sujeitos Ecológicos.

Tema: Interdisciplinaridade e 'Campesinatologia': O Simbólico Na (Re) Produção Familiar.

Trata-se de "ensaiar" como, teórica e metodologicamente, uma convergência de campos de conhecimentos, usualmente utilizados separadamente para estudos "campesinos", ou seja, de pequenas produções tais como, produção familiar, quilombolas, pescadores e outras comunidades tradicionais, onde, disciplinarmente, tais atores sociais são tratados ora como classe, ora como economia, grupo social, ou movimento social e ou outras designações frequentemente. Em tais estudos, se enfatizam mais relações sociais de produção, ou de poder, ou de desejo ou de parentesco ou outras relações propriamente discursivas. Cabe discutir as possibilidades de uma tessitura epistêmica dessas "tipologias" de relações sociais, para uma maior "fecundidade científica", na reconstituição histórica dos itinerários (re) produtivos de tais grupos, a partir de seu próprio auto referenciamento.

Informações: 3215-5535