UFPI realizará I Seminário de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição

28/03/2011 08:24

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição - PPGAN-UFPI, Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo, convida para as palestras que serão proferidas no I Seminário da Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição - I SEPGAN (Módulo II), no período dia 28 a 29 de março, manhã e tarde, no Auditório Profa. Francisca Elima Cavalcante Luz, no Departamento de Nutrição, em comemoração às defesas de Dissertação da primeira turma (biênio 2009-2011).

A Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA, Dra. Jane Gonçalves Menegaldo irá proferir a Palestra intitulada Panorama da Ciência e Tecnologia de Alimentos no Brasil. A Dra. Jane Menegaldo é doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Foi pesquisadora cientifica VI do Instituto de Tecnologia de Alimentos- ITAL-Campinas-SP, foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras. Atualmente é pesquisadora científica da EMBRAPA MEIO NORTE, é membro do corpo editorial da Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, revisora da Revista do CEPPA, do Brazilian Journal of Food Technology (ITAL) e membro profissional do IFT - Institute of Food Technologists.

Irão proferir Palestras também no I SEPGAN - Módulo II, a Profa. PhD Maria Beatriz de Abreu Glória, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq, sobre o tema A Pós-Graduação em Ciência de Alimentos no Brasil. A professora atualmente é Coordenadora da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Capes, Consultora Científica do ILSI, e membro do Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives. Possui doutorado em Ciência de Alimentos pela Michigan State University e pós-doutorado na Oregon State University. É professora associada do Departamento de Alimentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, e a Profa. Dra. Célia Colli, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq, doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo, professora do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição e editora científica da NUTRIRE, periódico que publica artigos científicos na área de Alimentação e Nutrição. É assessora ad hoc da FAPESP e revisores de diversos periódicos na área.

Abaixo confira a Programação I SEPGAN - Módulo II.

I Seminário da Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição - I SEPGAN (Módulo II)- PPGAN/UFPI

Dia 28/03/2011- Segunda-feira.

9:00 h - Palestra: ¨Panorama da Ciência e Tecnologia de Alimentos no Brasil

Palestrante:Dra. Jane Gonçalves  Menegaldo -Presidente da SBCTA/EMBRAPA .

10:00 h - Palestra:¨Publicação em Nutrição no Brasil

Palestrante: Profa. Dra. Célia Colli - Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP

Dia 28/03/2011- 14: 00 h - Apresentação(Defesa) - Dissertação intitulada ¨Correlação entre o Consumo de alimentos Ricos em Poliaminas, Tipo de câncer e IMC de Pacientes Oncológicos¨, de autoria de Celsa Ferreira Lustosa.

Banca examinadora:

- Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo - UFPI (Orientadora - Presidente).

- Profa. PhD Maria Beatriz Abreu Glória- UFMG  (1º Examinador).

- Profa. Dra.Maria Castelo Branco Rocha de Deus - UFPI (2º Examinador).

- Profa. Dra.Adriana de Azevedo Paiva - UFPI (Suplente).

- 16: 30 h - Apresentação(Defesa) - Dissertação intitulada ¨Efeito da Suplementação com Aveia, Linhaça, Gergelim, Semente de Girassol e Jatobá sobre Parâmetros Relacionados ao Diabetes Mellitus em Ratos¨.

Banca examinadora:

- Profa. Dra. Maria do Carmo Carvalho e Martins - UFPI (Orientadora - Presidente).

- Profa. Dra. Célia Colli - USP  (1º Examinador).

- Profa. Dra. Salete Maria da Rocha Cipriano Brito - UFPI (2º Examinador).

- Prof. Dr. Alessandro de Lima - IFPI (Suplente).

Dia 29/03/2011 - Terça-feira

9:00 h -Palestra: ¨A Pós-Graduação em Ciência de Alimentos no Brasil