Programa de Tratamento do Tabagismo forma o terceiro grupo de 2011

24/03/2011 13:26

Com três anos de existência, o Programa de Tratamento do Tabagismo da UFPI tem ajudado diversas pessoas a deixarem de fumar, fornecendo informações e estratégias necessárias para esse fim.

O Programa é do Hospital Universitário (HU) e está funcionando provisoriamente na PREX, ao lado do Programa Terceira Idade em Ação (PTIA). É formado por uma equipe multidisciplinar, constituída de profissional médico, nutricionista, assistente social, enfermeira e duas secretárias de apoio. Neste ano, já foram formados três grupos.

Na manhã desta quinta-feira (24), foi realizada a quarta e última sessão da etapa estruturada, que usa como referência o Programa Nacional do Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA). Na reunião, a assistente social Lucinete Nogueira trabalhou os benefícios obtidos após parar de fumar.

A assistente social Lucinete Nogueira discute sobre os benefícios de parar de fumar

A duração do tratamento é de um ano e é relacionado ao Programa Nacional do INCA, ligado ao Ministério da Saúde, que fornece os medicamentos para serem distribuídos gratuitamente aos participantes.

A linha norteadora do tratamento é a Terapia Cognitivo-Comportamental, na qual são trabalhadas as mudanças de comportamento relacionado ao cigarro, estimulando os participantes a buscarem um estilo de vida mais saudável através de exercícios, melhor alimentação e controle do stress.

Segundo a nutricionista e vice-coordenadora do Programa, Elizabeth Campos, de acordo com os problemas que surgem, o medicamento é usado como apoio à terapia naqueles casos que se fizerem necessários, mas a maioria dos participantes fazem uso de medicamentos.

Elizabeth Campos, nutricionista e vice-coordenadora do Programa

No primeiro mês, são realizadas quatro reuniões semanais, depois dois encontros quinzenais e em seguida, as reuniões passam a ser mensais, até os participantes receberem alta no término de um ano.

Na primeira fase, estruturada, são trabalhados o desejo de parar de fumar e as estratégias para fazê-lo. Na fase mensal, chamada de manutenção, os profissionais buscam reforçar a vontade dos participantes de parar o vício e evitar que tenham recaída. Aqueles que recaírem voltam ao início do tratamento.

A entrada é espontânea. Os interessados fazem a inscrição por telefone e quando é formado um grupo por 15 pessoas, é realizada entrevista individual com um membro da equipe, onde os candidatos respondem a um questionário para avaliar o grau de dependência e, em seguida, uma avaliação médica.

O Programa é aberto não só para a comunidade acadêmica, mas para todas as pessoas que se interessarem. A inscrição pode ser feita pelos telefones (86) 3237 1360 e (86) 3237 1537, com Antônia Freitas ou Marlene Lima, e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tabagismo.hu.@gmail.com.

Participantes do 3º grupo do Programa de Tratamento do Tabagismo de 2011