Dinter em Geografia da UFPI/UFMG promove palestra hoje (28)

28/03/2011 14:10

O Doutorado Interinstitucional em Geografia da Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal de Minas Gerais promove nesta segunda-feira (28), às 18h, no Auditório Noé Mendes do CCHL, a palestra "Um Olhar Geográfico sobre os Biomas: O Exemplo de Minas Gerais".

A abordagem irá discutir a idéia de bioma a partir de uma perspectiva abrangente, na qual os fatores ecológicos são abordados em termos de suas manifestações na escala planetária. Focaliza-se então, a posição do Brasil no contexto mundial, quando são acentuadas nossas características naturais mais marcantes, que definem a distribuição de nossos biomas.

A partir daí, o foco passa a ser Minas Gerais e os diversos condicionantes ecológicos que implicam no quadro biômico do estado. Tais biomas são então discutidos sob a perspectiva ambiental, notadamente no que diz respeito ao empobrecimento da biodiversidade no estado. Ênfase especial é dada aos biomas Cerrado e Mata Atlântica, os dois "hotspots" brasileiros da biodiversidade."

O palestrante é o Prof. Dr. Bernardo Machado Gontijo, que possui graduação em Ciencias Biologicas - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), graduação em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Estudos Latino Americanos - Vanderbilt University (1992) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Geociências da UFMG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: unidade de conservação, vegetação, áreas verdes urbanas, transformação ambiental e turismo.