Programa Craque do Futuro abre seleção para estudantes de Jornalismo

22/03/2011 14:21

O Grupo LANCE! inicia este mês a sétima edição do programa Craque do Futuro, que visa estimular a prática do jornalismo esportivo e descobrir novos talentos entre os estudantes universitários. Único programa do gênero no país, já teve a participação de mais de 1.200 estudantes, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

Os alunos do curso superior de Jornalismo selecionados para o Craque do Futuro têm como missão a cobertura multimídia dos clubes de futebol, vôlei, futsal e basquete de cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e dos demais estados brasileiros. Todo o material produzido é analisado pelos jornalistas do LANCE! e pode ser publicado no hotsite do programa, dentro do LANCENET!. O LANCE! também publicará notas diárias em sua edição impressa e semanalmente haverá uma matéria especial de página inteira.

Para participar os candidatos podem se inscrever no endereço www.lancenet.com.br/craquedofuturo a partir desta terça-feira (22). Já neste momento devem indicar que clube irão cobrir. Durante o processo de seleção de uma semana os candidatos deverão enviar uma nota por dia sobre o clube, e ao fim do período uma matéria. Esse material será avaliado para a escolha dos participantes do Craque do Futuro 2011.

O programa tem a duração de nove meses. Todos os meses serão contemplados os líderes de quantidade, qualidade e produção multimídia. Os três estudantes que mais se destacarem ao final serão premiados com uma visita a uma das redações do LANCE!, acompanhando o dia a dia durante uma semana com os custos da viagem pagos pelo programa.
Participantes de edições anteriores do Craque do Futuro, Bernardo Gleizer e Alexandre Machado hoje atuam no Grupo LANCE! como editor do LANCENET! e estagiário, respectivamente.

"O Craque do Futuro abriu muitas portas pois é sempre difícil você começar uma carreira. Foi uma oportunidade de ouro. Tive que "meter a cara", fazer fontes, ir a jogos, treinos, conversar com jogadores, dirigentes e treinadores, sempre em busca da notícia. Aprendi muito. Hoje estou no Grupo LANCE!, fui repórter e cobri grandes jogos. Atualmente sou editor do LANCENET! Não há dúvidas de que o Craque me ajudou a chegar até aqui.", indica Bernardo.

"Participei do Programa Craque do Futuro em 2009, com a cobertura do Duque de Caxias, que, na época, fazia a sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro.O Craque do Futuro me permitiu ter, ainda que novo, a vivência do dia a dia da cobertura de um clube. Para mandar as notas diárias e as matérias semanais procurava pensar em pautas diferentes, que pudessem chamar a atenção do leitor de alguma forma. Após o término do programa, acabei sendo chamado para continuar no LANCE! como estagiário. Para minha carreira posso dizer que o Craque do Futuro abriu as portas. Se pudesse aconselhar alguém quanto ao projeto, seria apenas: faça, porque vale muito a pena.", reforça Alexandre.