Lançado o livro sobre Biossegurança na área de saúde

22/03/2011 10:49

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUSFCar) lança o livro Biossegurança na área de saúde: uma abordagem interdisciplinar, o mais novo volume da Série Apontamentos, que se destina preferencialmente aos cursos de graduação ou pós-graduação.

Uma das autoras do livro, Dra. Ana Cristina Vasconcelos Fialho, do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia/USFCar, afirma que o conteúdo abordado é de suma importância para os profissionais das áreas de saúde como a Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

O profissional da área de saúde poderá conhecer os métodos de controle de infecção nos serviços de saúde, a biossegurança aplicada aos estabelecimentos de saúde e aos ambientes laboratoriais de pesquisa. Além disso, mostra como pode ser realizado o gerenciamento dos resíduos produzidos nos ambientes onde atuam os profissionais da saúde.

O livro está divido em capítulos que exploram desde Noções básicas de biossegurança e Controle de infecção nos ambientes de saúde até Gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, sedimentando a necessidade de medidas eficazes no controle de infecções nas práticas e rotinas de serviços e despertando a consciência sanitária na prevenção de riscos à saúde e acidentes ocupacionais.