Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente realiza Aula Inaugural hoje

22/03/2011 08:12

O Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFPI irá realizar Aula Inaugural para os alunos do período 2011.1, no dia 24 de março de 2011, no Auditório do TROPEN, a partir das 15h.

A aula será marcada por uma palestra com o seguinte tema "Interdisciplinaridade: formação científica e metodologia de pesquisa", a ser proferida pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Arlindo Philippi Junior.

O objetivo da palestra é discutir e refletir sobre a complexidade do mundo contemporâneo, que exige na sua compreensão, o diálogo e a integração, não apenas entre disciplinas próximas, mas considerando a integração entre disciplinas diferentes e distantes de modo a enfrentar adequadamente os desafios impostos pelos problemas que se apresentam à ciência.

O diálogo e a integração entre disciplinas tem como resultado trocas efetivas entre diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, gerando um novo olhar que conduz a novas formas de produção do conhecimento. Neste contexto, a diversidade torna-se um valor.

Com vasta experiência em Política e Gestão Ambiental, Arlindo Philippi vai falar sobre Interdisciplinaridade

Arlindo Philippi Junior tem Doutorado em Saúde Pública e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental pela USP e vasta experiência nas áreas de Política, Planejamento e Gestão Ambiental, Planejamento Urbano e Regional, Saneamento e Saúde Ambiental e Indicadores de Sustentabilidade.

Atualmente, exerce a função de Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da USP e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública. É ainda Coordenador de Área Interdisciplinar da CAPES e é membro titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior (CTC-ES).