UFPI terá Instituto de Estudos Brasil-Europa

21/03/2011 17:31

A Universidade Federal do Piauí participa, desde o ano passado, do Instituto de Estudos Brasil-Europa, que é um dos projetos mais importantes de cooperação que a União Européia vai manter com o Brasil. O projeto tem como objetivo contribuir para fortalecer a educação superior no Brasil e promover o conhecimento mútuo entre as instituições e sociedades do Brasil e da União Européia.

No Brasil, o projeto está sob coordenação da Universidade de São Paulo (USP). A Universidade Federal do Piauí participa do programa como sócia, sendo assim, parte integrante do conselho diretor juntamente com a USP, UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UNESP (Universidade Estadual Paulista) e UFG (Universidade Federal de Goiás).

Algumas das Universidades Européias que participam do projeto são: École nationale dadministration (ENA), na França; Universidade do Porto, em Portugal e Université Libre de Bruxelles, em Bruxelas .

A UFPI tem como representante no conselho diretor do Instituto a prof. Dr. Guiomar Passos e como suplente, o professor Dr. Ricardo Alaggio. Segundo Guiomar Passos, a UFPI ainda não tem lugar definido onde irá funcionar o Instituto, no entanto, o conselho diretor irá se reunir para decidir uma data para o início das atividades.

Professora Dra. Guiomar Passos

Inicialmente, o projeto beneficiará principalmente os professores, pois possibilitará o trabalho conjunto entre os docentes das Universidades envolvidas. Existe também um projeto de pós-graduação conjunta.

Outro foco do Instituto será o trabalho com a comunidade externa à Universidade, como por exemplo, pesquisas em micro-empresas que deram certo, biblioteca digital, programas de rádio e televisão, dentre outros. Desse modo, o projeto do Instituto visa beneficiar, ao mesmo tempo, a comunidade acadêmica e a comunidade externa.