Alunos de Pós-Graduação em Enfermagem apresentam dissertações

21/03/2011 08:47

Duas Dissertações do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram apresentadas em seções de Defesa Pública na última sexta-feira, 18, sendo: A primeira, intitulada Conhecimento de homens idosos sobre a prevenção do HIV/Aids, da mestranda Helony Rodrigues da Silva, às 9h e a outra sobre a mulher idosa e o envelhecimento ativo: Necessidades e potencialidades, de autoria Maria do Ó Cunha Marreiros, às 15h, ambas orientadas pela Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo e apresentadas no Auditório Carlota Lina do Departamento de Enfermagem, Bloco 12 do Campus Ministro Petrônio Portela.

As bancas examinadoras contaram com avaliação de professores (as) e pesquisadores (as) da UFPI, a Profª Drª Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes e Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa (1ª Banca), Profª Drª Maria Helena Barros Araújo Luz e Profª Drª Claudete Ferreira de Sousa Monteiro (2ª Banca), já a convida externa e 1ª examinadora de ambas as bancas foi a Profª Drª Célia Pereira Caldas uma das maiores autoridades em pesquisas geriátricas e gerontológicas no país, atualmente é docente e pesquisadoras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Durante as solenidade estiveram presentes professores, alunos de graduação e pós-graduação, familiares e amigos das mestrandas, alguns membros das equipes da Estratégia Saúde da Família, onde se desenvolveram as pesquisas destas dissertações, além de algumas das mulheres idosas participantes do estudo que abortou o Envelhecimento Ativo no Conjunto Saci.

As bancas examinadoras, além de aprovar as dissertações, ainda emitiram pareceres que destacaram a originalidade e o ineditismo das investigações, ressaltando o fato dos resultados apresentarem conhecimentos novos e relevantes para as áreas de Saúde Pública, Gerontologia e Enfermagem, os quais devem ser imediatamente divulgados através da publicação de artigos em periódicos de grande impacto, além da socialização nos serviços de saúde e no ensino de graduação e pós-graduação, especialmente, na Enfermagem.