Pós-graduação do curso de enfermagem realiza defesas de mestrado

19/03/2011 14:44

O programa de pós-graduação do curso de enfermagem realizou nesta sexta-feira, 18 de março, duas defesas de mestrado: uma pela manhã, sobre saúde sexual do homem; e outra à tarde, sobre o tratamento do envelhecimento ativo feminino. As defesas aconteceram no auditório do curso.

Uma das defesas foi da aluna Maria do Ó Cunha Marreiros que apresentou seu trabalho cujo título era A Idosa e o Envelhecimento Ativo. O trabalho foi orientado pela prof. Dr. Maria do Livramento Fortes, professora da UFPI.

Maria do Ó Cunha

Participaram da banca examinadora a prof. Dr. Célia Pereira Caldas, enfermeira formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); a professora Maria Helena Barros Luz , formada pela UFPI; além da orientadora do trabalho apresentando, a professora Dr. Livramento Fortes.

Banca examinadora: prof. Maria Helena Barros Luz, prof. Maria do Livramento e prof. Cecília Caldas

Maria do Ó fundamentou sua estudo em pesquisa realizada com senhoras idosas da comunidade do Bairro Saci, zona Sul de Teresina, ressaltando o caráter independente com que essas mulheres exercem suas funções, como por exemplo, cuidar da família e do trabalho.

Senhoras da Comunidade Bairro Saci

A professora Cecília Caldas (UERJ) considerou o estudo original e relevante à saúde pública, o envelhecimento saudável e à enfermagem. Sobre o curso de enfermagem da UFPI, Cecília declarou que é mais familiarizada com a pós-graduação, pois já veio varias vezes participar de bancas, com isso, pode afirmar que os trabalhos apresentados aqui são de excelente qualidade.

Segundo a prof. Dr. Livramento Fortes, o curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí tem 37 anos e essa já é a 43º defesa de mestrado, sendo também, destaque nos congressos que participa. Nos últimos dois Congressos Brasileiros de Enfermagem, a UFPI conseguiu ganhar todos os prêmios.