Professora do Rio participa de defesa de Mestrado na UFPI

17/03/2011 15:46

A Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo, Chefe do Departamento de Enfermagem da UFPI e Orientadora das Dissertações de Mestrado convida a comunidade acadêmica para as sessões de duas defesas de mestrado nesta próxima sexta-feira (18).

No contexto de um vasto espectro de fenômenos presentes na problemática do envelhecimento da população brasileira e piauiense, vem se consolidando estudos e pesquisas nesta área no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da UFPI. A exemplo disto, duas Dissertações de Mestrado orientadas pela Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo serão apresentadas em seção de defesa pública nesta sexta feira (18) quais sejam: a primeira, intitulada "Conhecimento de homens idosos sobre a prevenção do HIV/Aids", da mestranda Helony Rodrigues da Silva, às 9h. A outra sobre "A mulher idosa e o envelhecimento ativo: necessidades e potencialidades", que tem como autora Maria do Ó Cunha Marreiros, às 15h, ambas no Auditório Carlota Lina do Departamento de Enfermagem, Bloco 12 do Campus Ministro Petrônio Portela.

Nestes dois momentos científicos a banca contará com a presença e a avaliação da Profª Drª Célia Pereira Caldas uma das maiores autoridades em pesquisas geriátricas e gerontológicas no País, tendo também sido pioneira na implantação da Universidade Aberta para Terceira Idade (UNATi) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Numa análise prévia dos estudos aqui desenvolvidos a Profª Drª Célia Caldas considerou importante a aplicabilidade dos resultados destes estudos na prática assistencial à população idosa especialmente, na atenção básica. Nesse sentido o Departamento de Enfermagem está feliz por produzir um conhecimento novo, contemporâneo e aplicável no cotidiano assistencial e educacional.

Confira os temas, horários e locais.

1 - HELONY RODRIGUES - Sobre o Conhecimento do Homem Idoso sobre a Prevenção do HIV/Aids.

Horário: 9h
Local: Auditório Carlota Lina - Bloco 12 - Campus Ininga - Departamento de Enfermagem

2 - MARIA DO Ó CUNHA MARREIROS - Sobre a Mulher Idosa e o Envelhecimento Ativo: Necessidades e Potencialidades.

Horário: 15h
Local: HORAS - Auditório Carlota Lina - Bloco 12 - Campus Ininga - Departamento de Enfermagem

Sua presença abrilhantará estes momentos científicos do nosso Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da UFPI.

ARTIGO: "O olhar da enfermagem na multidimensionalidade do Envelhecimento de Homens & Mulheres"