Governador participa de aula inaugural do mestrado em Ciência Política

17/03/2011 13:30

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (17) no auditório Noé Mendes, no CCHL, a aula inaugural do programa de Pós-Graduação (nível mestrado) em Ciência Política da UFPI. O evento contou com a presença do reitor, Luiz de Sousa Santos Júnior, professores, pró-reitores, alunos e políticos - entre eles o deputado estadual, Firmino Filho e o governador do Estado, Wilson Martins.

Selando a aula inaugural, Wilson Martins apresentou painel sobre potencialidades e desenvolvimento do Piauí. Entre os assuntos abordados, os projetos de infra-estrutura e a produtividade agrícola foram os mais incisivos na fala do governador. "A vocação primeira do Estado do Piauí é a agricultura", assinalou.

Cléber de Deus, Wilson Martins, Luiz Júnior e Pedro Vilarinho

Demonstrando denso conhecimento na história e geografia do Estado, o governador fez menção à figuras da política como Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas, além de apontar as riquezas e potencialidades de cada região do Piauí. "Queremos conjugar projetos com a UFPI para intensificar cursos nas áreas técnicas e tecnológicas, assim como o aumento das turmas na modalidade de ensino à distância. Assim contribuiremos com o desenvolvimento do Estado", disse.

Coordenador do mestrado em Ciência Política, Cléber de Deus, disse que a proposta do curso é a suprir o déficit de profissionais do setor no Estado. "Penso que o conhecimento acadêmico em ciência política sirva como base para a formação de recursos humanos cada vez mais competentes. Trouxemos alguns dos principais formadores políticos do Estado para que conheçam o trabalho que a UFPI desenvolve. Precisamos suprir essa carência que o Piauí tem de assessores e cientistas políticos", declarou.

O reitor, Luiz de Sousa Santos Júnior, falou sobre os cursos que estão sendo instalados na instituição e pediu o apoio do Governo para a estruturação de novos cursos de pós-graduação. "Quero testemunhar o entusiasmo e a vontade do Governo do Piauí em acompanhar a aprovar projetos na UFPI. Temos um desafio: alicerçar a pesquisa e a pós-graduação no Piauí. Peço o apoio do Governo do Estado e assim daremos uma resposta cada vez mais acentuada no desenvolvimento do Piauí", ressalta.

O deputado estadual Firmino Filho acredita que o debate da ciência política permita um entendimento mais amplo da dinâmica do poder. "É bastante relevante o conhecimento da ciência política para a compreensão e prática da mesma", opinou.

O programa de pós-graduação (nível mestrado) em Ciência Política da UFPI conta com 11 alunos e já está na quarta turma.

Aula inaugural ocorreu no auditório Noé Mendes- CCHL