Alunos do CAF realizam captura de colônias de abelhas em Floriano

17/03/2011 08:31

O Projeto de extensão, iniciado em 2009, que objetiva a retirada de enxames da zona urbana da cidade de Floriano, realizou mais três capturas de colônias de abelhas africanizadas durante este mês de março. Os enxames estavam localizados em troncos de árvores e em um telhado de duas residências da cidade de Floriano.

Os alunos do curso técnico em agropecuária do Colégio Agrícola de Floriano - CAF e que também fazem parte do Grupo de Estudo e Trabalho em Apicultura- GTA realizaram as capturas com a orientação do Professor de Apicultura e coordenador do projeto de extensão, Laurielson Alencar.

Os moradores beneficiados com a ação foram unânimes ao afirmarem que este trabalho realizado pela UFPI é de fundamental importância para resguardar a segurança de seus familiares, vizinhos e animais domésticos. O Sr. Wendel Lima Lacerda informou que o enxame já se encontrava entre o foro de gesso e o telhado da sua residência a mais de dois anos e que ele e seus vizinhos ficavam inseguros com a presença do enxame.

O prof. Laurielson informou que desde o início do projeto já foram retirados mais de 15 enxames da zona urbana de Floriano e que eles são capturados e levados para o apiário-escola da fazenda agropecuária do Colégio Agrícola de Floriano. " Estas capturas ajudam a retirar os enxames de áreas de risco para a população e contribuem para aumentar o número de colméias povoadas do nosso apiário-escola. Estas colônias servirão para as aulas práticas, bem como, para realização de pesquisas".

Segundo o aluno, Vicimar Santos,  " participar do GTA e deste projeto é muito importante para minha formação profissional, pois realizamos na prática tudo o que foi mostrado na teoria, além de ajudar a sociedade florianense".

O projeto vem ganhando destaque e cada vez é mais procurado pela população, inclusive já existe demanda para o vizinho município de Barão de Grajaú/MA, informou o professor.