Alunos do curso de moda da UFPI participarão do Dragão Fashion Brasil

11/03/2011 11:47

Alunos da primeira turma do curso de Bacharelado em Moda, design e estilismo irão participar no mês de abril do Concurso dos Novos no Dragão Fashion Brasil. Na sua duodécima edição o DFB faz mais uma vez o concurso de novos estilistas, o maior do Norte e Nordeste, em que propõe às Instituições de Ensino de Moda e Design uma parceria através de suas oficinas de criação, colocando em prática as atividades de sala de aula.

Orientados pela Professora Daniele Araújo e por vários outros professores do curso, os alunos Rafael Lopes, Ayla Almeida, Daniela Damasceno, Sarah Helen, Maria Veloso e Narcísio Sousa, todos do quinto período do curso, criaram uma coleção intitulada "Novas portas para Guernica" em que usam chaves como elementos pontuais além da artesania em acessórios de taboa, uma fibra que lembra a palha, tocando os processos de upcycling ou seja reciclagem de materiais sem o uso de energias não renováveis. O tema do concurso é "Artesanias" e ela está presente na coleção em vários momentos.

"Mandamos o primeiro Look da coleção, composta por oito, pelo correio no ultimo dia 22. Nossos professores nos ajudaram bastante no processo de pesquisa de materiais, de temática e no desenvolvimento e criação. Agora Faltam sete looks que levaremos quando formos ao evento. Tiramos o dinheiro para pagar a primeira peça de rifas vaquinhas e os professores colaboraram com algum dinheiro, agora para terminar a coleção precisamos apoio ou de patrocínio de alguém, temos tudo planejado, desenhado. Só falta executar!" Afirma Narcísio Sousa, estudante de moda e participante da equipe selecionada.

Ano passado, 27 alunos do curso de moda da Universidade Federal do Piauí foram ao evento e apenas assistiram aos desfiles, o que os deixou entusiasmados com a idéia de participar como estilistas. Este ano, cerca de 40 alunos irão ao Dragão Fashion Brasil com uma equipe inscrita no concurso.