UFPI e Prefeitura buscam incentivo para setor de confecções

11/03/2011 11:31

Com o intuito de buscar parcerias para o desenvolvimento do setor de confecções na capital, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alexandre Magalhães, esteve em reunião na manhã de hoje, 11, com o pró-reitor de Planejamento da UFPI, José Arimatéia Lopes. Na oportunidade, tanto o representante da Prefeitura, quanto o pró-reitor reafirmaram a importância da criação do Curso de Moda para a capital, como para todo o Estado.

Por meio de assessorias técnicas, os alunos do Curso de Moda da instituição entrarão em contato com os Centros de Produção existentes em Teresina. "Nossa intenção é fazer com que os produtores mostrem o seu trabalho nos eventos, fomentando ainda mais o desenvolvimento do setor", esclarece Alexandre Magalhães, acrescentando que inicialmente os alunos trabalharão com oito dos 17 centros existentes na capital.

UFPI e Prefeitura discutem apoio aos Centros de Produção da capital

Além de participar do planejamento e criação dos produtos dos centros, a UFPI, juntamente com a Prefeitura, espera que no próximo Piauí Fashion Week- que acontecerá de 3 a 6 de maio deste ano- , os alunos da graduação possam participar não somente como apoio, mas sim como criadores. "Buscamos fazer com que os alunos estejam preparados para o mercado de trabalho, fazendo um resgate cultural e histórico das coisas locais, além de estimular o desenvolvimento da economia", argumenta Iara Braga, coordenadora do Curso de Moda da UFPI, que também esteve presente durante a reunião.

Segundo José Arimatéia, a Universidade Federal do Piauí tem buscado cada vez mais parcerias, tanto com o poder público, quanto com a iniciativa privada. "Estimulando parcerias conseguimos conquistar novos espaços para que os alunos da UFPI possam demonstrar seus talentos", ressalta o pró-reitor.

Equipe da Secretaria Municipal juntamente com representantes da UFPI