Reitor discute parceria com Prefeitura para obras próximas à UFPI

04/03/2011 14:41

O reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, recebeu a visita do prefeito de Teresina, Elmano Férrer, e de sua equipe nesta sexta-feira (4). Acompanharam a visita o Secretário de Planejamento, João Alberto, e a Secretária de Finanças, Vanessa Neiva.

O prefeito universitário, Francisco Monteiro, e o pró-reitor de Administração, Fábio Napoleão, também acompanharam a reunião que teve por objetivo discutir parcerias para dar andamento às obras de avenidas próximas à UFPI e que viabilizem um melhor acesso à universidade.

O reitor já havia convidado o prefeito da cidade para discutir uma parceria para alguns setores da universidade que precisam de atenção. O primeiro assunto a ser tratado foi sobre a importância de haver a circulação de ônibus até o Centro Esportivo, principalmente nos horários de pico, o que há muito tempo é reivindicado pelos estudantes.

Na ocasião, o prefeito Elmano Férrer aproveitou para apresentar um portfólio com obras que incluem a construção de uma nova avenida que abrange uma área da UFPI, na avenida Ulisses Marques. Em contrapartida, a UFPI recuaria um espaço para que a Prefeitura expandisse o local.

O reitor também colocou em questão um convênio em que a Prefeitura fizesse o recapeamento e a iluminação da via pública das Avenidas Raul Lopes e Nossa Senhora de Fátima. "Uma estrutura segura nesses lugares é de fundamental importância não só para a comunidade acadêmica, mas para todas as pessoas que circulam pelo local", explicou o reitor.

Luiz Júnior propôs ainda a união de forças políticas a fim de buscar recursos para o projeto, que já está pronto, de construção de um grande centro esportivo, como forma de incentivo de alunos. "Aqui nós temos uma região privilegiada, com um rio que margeia a universidade e devemos aproveitar ainda o ensejo nacional e mundial de esportes para criar um espaço apropriado para essa área, o que não existe no Piauí", completou o reitor.

O reitor se disse satisfeito com a visita e já agendou uma nova reunião com técnicos da universidade na Prefeitura, na primeira semana após o carnaval para dar continuidade às discussões sobre as parcerias de ensino e extensão.