Programa de Pós-Graduação RENORBIO promove aula inaugural

04/03/2011 13:32

Na manhã desta sexta-feira (04) a Rede Nordeste de Biotecnologia -RENORBIO promoveu uma aula inaugural da Turma de 2011 do Doutorado em Biotecnologia, por meio de vídeo-conferência, na Universidade Federal do Piauí - UFPI. A aula foi ministrada pelo Profº Drº Emídio Cantídio de Oliveira Flho,diretor de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

A RENORBIO é um programa de Pós-Graduação, em nível Doutorado, criado em 2006 inicialmente com 28 Instituições de Ensino Superior do nordeste e o Espírito Santo, atualmente o programa conta com 35 pontos focais. O programa possui conceito 5, o Ponto Focal Piauí com 19 docentes, destes 16 são professores da UFPI, 39 alunos doutorandos, 10 alunos em qualificação e 5 doutores.

"Essa aula é de suma importância para que todos os presentes possam ter conhecimento do crescimento do programa como um todo que está diretamente relacionado com a produção de tecnologia, pois o Profº Drº Emídio Filho traçou um panorama da pós-graduação no Brasil e do RENORBIO" afirma a Profª Drª Maria Acelina Martins - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação RENORBIO Ponto Focal Piauí.

Para a doutoranda Leiz Miura a aula inaugural é essencial, " a aula inaugural serve para que os estudante possa se ambientar e ter um primeiro contato com os demais docentes e não apenas com o professor orientador, além de conhecer mais a Rede Nordeste de Biotecnologia".

O objetivo do Programa RENORBIO é formar profissionais qualificados para o exercício da pesquisa e do magistério superior no campo da Biotecnologia, além de incentivar a pesquisa na área da Biotecnologia, sob perspectiva multi e interdisciplinar e produzir, difundir, aplicar conhecimento da Biotecnologia na realidade econômica e cultural da região Nordeste.

Durante a vídeo conferência o Profº Drº Emídio Filho relatou que o Brasil possui 4 303 cursos de pós-graduação destes 2 704 são mestrados e 1 599 são doutorados, e que são oferecidas 58 032 bolsas, destas 33 357 são destinadas a mestrados e 21 734 a doutorados. " A palestra proferida pelo diretor da CAPES mostrou os dados da pós-graduação no Brasil e do RENORBIO. Além de provocar professores e alunos a aperfeiçoarem o inglês, a fecharem parcerias com instituições internacionais, a promover de fóruns de discussões, além da publicação de produtos e patentes" declara Roseli Barros - Coordenadora Geral da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.