Equipe do LIB ganha prêmio nacional de melhor pesquisa básica

04/03/2011 11:24

A equipe do Laboratório de Imonogenética e Biologia Molecular (LIB) da UFPI, coordenada pela Professora Dra. Semiramis Hadad, esteve presente no Congresso Latinoamericano de Enfermedades Lisosomales (COLATEL), realizado em Natal, entre os dias 24 e 27 de fevereiro deste ano. Na oportunidade, a equipe foi premiada com a menção honrosa de melhor trabalho de pesquisa básica do evento com o trabalho intitulado de: "CD77 as a biomarker for responsiveness of Enzyme Replacement Therapy in Fabry Disease".

Há um ano, os integrantes do laboratório vêm desenvolvendo a pesquisa com pacientes acometidos pela Doença de Fabry, caracterizada como uma patologia crônica- a qual conduz o paciente a isquemias cardíacas, cerebrovasculares e renais. Segundo a biomédica Ester Miranda, atualmente não é possível realizar o tratamento de resposta a terapia de forma elucidada. No entanto, a utilização de biomarcadores celulares pela equipe do LIB tem apresentado resultados bastante positivos.

"Acreditamos que o uso desses biomarcadores possibilitará um melhor monitoramento da doença, refletindo diretamente na recuperação dos pacientes, já que poderemos adequar as doses dadas, além de compreender melhor os estímulos demonstrados por cada indivíduo", explica Ester.

Prêmio de melhor pesquisa básica no COLATEL