Enfermagem da UFPI prepara aula inaugural com Cerimônia da Lâmpada

03/03/2011 12:33

A abertura do semestre letivo do curso de Enfermagem da UFPI vai ser diferente este ano. É que o departamento do curso preparou uma programação especial para receber os novos alunos. Dentro do evento, que acontece dia 10 de março, será realizada, pela 1ª vez na UFPI, a Cerimônia da Lâmpada - onde um aluno veterano acende a lâmpada e passa para um aluno novato, como forma de transmissão do conhecimento adquirido e do cuidado presente no exercício da Enfermagem.O evento integra as comemorações dos 40 Anos da UFPI.

Além da tradicional cerimônia, os novos alunos do curso vão participar de uma aula inaugural com a mestra em Enfermagem, Natália Maria Freitas e Silva Maia, que abordará a "Participação discente no projeto pedagógico do curso de Enfermagem da UFPI". O assunto foi tema da dissertação de mestrado da professora.

A professora Livramento disse que o objetivo do evento é acolher os novos alunos curso de Enfermagem.

A professora Maria do Livramento Fortes Figueiredo, chefe do Departamento de Enfermagem, acredita que o evento dará oportunidade para os novos alunos tomarem conhecimento do projeto pedagógico do curso de Enfermagem. "Queremos que, ao ingressar no curso, o aluno tenha conhecimento de como funciona a UFPI e, além disso, promover um momento educativo, de acolhida e informação", explica.

Também voltam às aulas, os 20 alunos do programa de pós-graduação (nível mestrado) em Enfermagem. E nesta quinta-feira aconteceu o encerramento de mais um módulo do Doutorado Interinstitucional (DINTER) promovido pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, feito em parceria com a UFPI e Universidade Federal da Paraíba.

Doutorado Interinstitucional em Enfermagem teve mais um módulo concluído.

"Foi um momento produtivo para todos que participam do doutorado onde se pode ampliar a visão sobre vários assuntos, fazer um levantamento de questões sobre saúde do Estado e refletir sobre temas como as evidências clínicas e científicas", ressaltou a chefe de departamento.

Uma das professoras deste módulo foi a livre docente em Enfermagem pela USP, Denise Andrade, que ministrou disciplina sobre infecção hospitalar avaliou a conclusão do módulo de maneira positiva.

A Lâmpada é o símbolo da Enfermagem e será usada em cerimônia envolvendo alunos do curso na UFPI.

Lâmpada, símbolo da Enfermagem

A lâmpada é considerada símbolo da Enfermagem em alusão a Florence Nightingale, enfermeira britânica que utilizou o instrumento para auxiliar na iluminação quando cuidava dos feridos no período da noite durante a Guerra da Crimeia (1853 -1856). Florence é tida como a precursora da Enfermagem moderna.