Brasil Brasil Acesso

Notícias

Professor da UFPI cria aditivo que aumenta durabilidade do biodiesel

Professor da UFPI cria aditivo que aumenta durabilidade do biodiesel

03/03/2011 10:05

Após dar início a um trabalho de orientação do Programa de Pós-Graduação (nível Mestrado) no ano de 2008, José Ribeiro dos Santos Júnior- professor do Departamento de Química da UFPI- viu seu trabalho se transformar em um novo invento: um antioxidante para biocombustível, em especial o biodiesel. Proporcionando uma maior durabilidade do combustível, o composto produzido a partir de um líquido da castanha de cajú faz com que o biodiesel evapore de forma mais lenta.

Segundo o professor José Ribeiro, além de aumentar a durabilidade do combustível, o composto produzido utiliza um produto regional- o qual existe em grande quantidade na região piauiense e é vendido a um preço mais baixo. "Dessa forma estaremos contribuindo não só para uma otimização do uso do combustível, como também para a preservação do meio ambiente", explica.

Misturado em pequenas quantidades, o aditivo a base do líquido da castanha de cajú já despertou o interesse de empresas privadas. "Daí termos dado entrada num processo de patente da invenção, pois acreditamos na sua expansão para a indústria", pontua José Ribeiro Júnior. O projeto que possibilitou a criação do antioxidante foi feito juntamente com o então aluno de mestrado Francisco Cardoso Figueiredo.

Vale ressaltar que o projeto desenvolvido ganhou o título de melhor projeto de inovação em 2010, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Social (SENAI).

Prêmio de melhor projeto de inovação em 2010

 

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.