UFPI inaugura pórtico e praça em comemoração aos seus 40 anos

02/03/2011 10:12

Ainda como parte das comemorações pelos 40 anos da Universidade Federal do Piauí, foi inaugurada na noite desta terça-feira (1º) a Praça Desembargador Robert Wall de Carvalho e ainda o Pórtico Ministro Petrônio Portela. A solenidade contou com a presença do reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, pró-reitores, autoridades e familiares dos homenageados.

A Praça inaugurada está localizada próximo ao Espaço Rosa dos Ventos e leva o nome do primeiro reitor da UFPI, o desembargador Robert Wall de Carvalho. Já o Pórtico leva o nome do Ministro Petrônio Portela. Segundo o reitor Luiz de Sousa Santos Junior, as duas obras representam uma referência ao que a UFPI representa para a sociedade. "O pórtico traz não apenas beleza para a universidade, mas segurança, já que teremos uma guarita equipada com câmeras e será mais fácil controlar quem entra e quem sai da instituição", disse o reitor.

Para a professora aposentada da UFPI, Maria Celes Portela Nunes, que é irmã do ministro Petrônio Portela, a  homenagem é de muita importância para toda a família. "Trinta anos após a sua ausência já é uma grande satisfação para nós saber que ele foi lembrado. Muito bom também voltar aqui na UFPI, instituição na qual passei os melhores anos da minha vida", disse Celes Portela.

Muito honrado com a homenagem ao pai, Robert Melo Castelo Branco de Carvalho, filho do desembargador Robert Wall de Carvalho, lembrou do pai com muito carinho e disse que o pai sempre foi um grande apaixonado pela vida universitária. "É uma justa homenagem. Meu pai sempre foi um apaixonado pela vida acadêmica e aos 55 anos de idade largou a magistratura para trabalhar na UFPI como professor", disse.

Durante a solenidade o reitor Luiz de Sousa Santos Junior falou da honra em comemorar na sua gestão os 40 anos da UFPI e disse que apesar de ser uma missão difícil é muito gratificante dar continuidade à luta de grandes piauienses que trabalharão para a fundação da Universidade Federal do Piauí.

"A UFPI é uma universidade jovem, porém bastante competitiva. Todo o nosso trabalho mostra que quando se acredita na academia, a universidade dá um salto na qualidade. Estamos fazendo uma revolução silenciosa, mas com resposta imediata. Queremos continuar a levar ensino de qualidade para todo o Estado", destacou o reitor.

O secretário estadual de educação, Átila Lira, também esteve presente na solenidade e falou que a UFPI está presente na vida dos piauienses. "São 40 anos não só da história da UFPI, mas do Piauí, já que a universidade está presente em todos os setores da sociedade e lidera todo o processo de mudança. A UFPI é uma obra monumental criada pela luta de homens notáveis. O reitor Luiz de Sousa Santos Junior é um grande modernizador e líder dessa transformação magnífica. Parabéns a todos que fazem a instituição. Tenho confiança nesse trabalho", disse.

As celebrações da data vão se estender por todo o mês, com um calendário de eventos intenso.