UFPI faz 40 anos com lançamento de selo e carimbo comemorativos

01/03/2011 14:12

A Universidade Federal do Piauí - UFPI comemora nesta terça-feira, 1º de março de 2011, seu quadragésimo aniversário. A data foi lembrada em sessão solene que contou com a presença do reitor, Luiz de Sousa Santos Júnior, do secretário estadual de Educação, Átila Lira, pró-reitores, corpo docente, servidores e alunos da UFPI.

A solenidade foi iniciada com a apresentação do Coral de Vozes, sob a regência do maestro Aurélio Melo. Em seguida, o desembargador Manfredi Mendes Cerqueira, que esteve presente na fundação da UFPI em 1971, discursou em homenagem aos 40 anos da instituição.

O Coral de Vozes abriu a solenidade de comemoração dos 40 Anos da UFPI.

Feliz em poder celebrar a da data durante sua gestão, o reitor da UFPI disse que há muito que comemorar. "Ao longo deste período [40 anos] formamos recursos humanos, expandimos a universidade para várias cidades do interior do Estado, internacionalizamos a UFPI através de parcerias, concluímos o Hospital Universitário", solenizou.

Luiz de Sousa Santos Júnior falou ainda nos desafios e compromissos da UFPI para o futuro. "Estamos fazendo de nossa universidade um centro de ensino cada vez mais competitivo. Nosso desafio agora é qualificar cada vez mais nossos docentes e alunos, avançar em ensino, pesquisa e extensão. O desafio agora é colocar a UFPI entre as 20 melhores universidades do país", afirmou.

O secretário Átila Lira, o reitor, Luiz Júnior e o desembargador Manfredi Cerqueira na solenidade de 40 Anos da UFPI.

O secretário estadual de Educação disse que considera a UFPI uma das maiores obras para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Piauí. "Além de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior no Piauí, a UFPI está presente nas ações educacionais visando fortalecer o sistema estadual de ensino", salientou.

Na ocasião também foram lançados o selo e o carimbo alusivos aos 40 Anos da UFPI, que devem aparecer em todas as postagens feitas na agência central dos Correios, em Teresina.

O diretor regional dos Correios, Osmar Teixeira Moura, explica que terminado o mês de março, tanto o selo quanto o carimbo seguem para o Rio de Janeiro onde passarão 120 dias sendo inclusos nas postagens dos Correios cariocas. Após este período os ícones serão eternizados no Museu Postal, em Brasília. "É um registro muito significativo para a UFPI e para os Correios", colocou.

Várias personagens que direta ou indiretamente compuseram a história dos 40 anos da UFPI foram convocadas para, simbolicamente, carimbar o selo produzido pelos Correios. Entre eles, o reitor, Luiz Júnior, o secretário de Educação, Átila Lira, o ex-reitor, Charles Silveira, Raimundo Nonato Cardoso, servidor em atividade desde a fundação da UFPI em 1971.

Às 18h acontece a inauguração do Pórtico Campus Universitário Ministro Petrônio Portella com a presença de autoridades e da comunidade acadêmica. As celebrações da data vão se estender por todo o mês, com um calendário de eventos intenso.

Ato simbólico - Luiz de Sousa Santos Júnior recebendo selo comemorativo dos 40 Anos da UFPI.

Átila Lira recebendo selo comemorativo dos 40 Anos da UFPI.

Professor Charles Silveira recebendo selo comemorativo dos 40 Anos da UFPI.

Adelman de Barros, que prestou relevantes serviços a UFPI, recebendo selo comemorativo dos 40 Anos da UFPI.

Profª Juraci Mendes, que esteve presente no ato de instalação da UFPI, recebendo selo comemorativo dos 40 Anos.

Juiz Federal Carlos Augusto Brandão recebendo selo comemorativo dos 40 Anos da UFPI.

Profº Pedro Vilarinho C. Branco recebendo selo comemorativo dos 40 Anos da UFPI.

Raimundo Cardoso,servidor em atividade desde a fundação da UFPI, recebendo selo comemorativo dos 40 Anos.

Pró-Reitor de Administração da UFPI, Fábio Napoleão Paiva, recebendo selo comemorativo dos 40 Anos.

Isabel Piauilino, representando os alunos da UFPI, recebendo selo comemorativo dos 40 Anos da UFPI.

Réplica do selo comemorativo dos 40 Anos da UFPI.

Matérias relacionadas

Deputada Federal parabeniza os 40 anos da UFPI