Deputado Federal Hugo Napoleão visita Hospital Escola da UFPI

28/02/2011 13:46

Na manhã desta segunda-feira (28) o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior visitou o Hospital Escola da Universidade Federal do Piauí na companhia do Deputado Federal Hugo Napoleão. Na oportunidade o reitor fez questão de frisar que o Hospital Escola é o suporte necessário para que o ensino de Graduação e Pós-Graduação em ciências da saúde seja fortalecido. "Nós iremos aumentar o número de residências médicas para que os nossos alunos não precisem sair daqui para se qualificar. É fato que o Hospital Escola será um espaço de ensino, pesquisa e extensão", frisou.

Na ocasião, o reitor e o deputado Hugo Napoleão visitaram toda a estrutura do Hospital  Escola e os equipamentos de última geração que já estão instalados. Um exemplo de que o HE estará preparado para atender nas mais diversas especialidades e com aparelhos dotados de tecnologia de ponta pode ser conferida através da aquisição do equipamento Allura Xper Detector FD10.

"Esse é um aparelho utilizado no diagnóstico e tratamento na Cardiologia, Neurologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Neurovascular. As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortes. Nós estaremos preparados para diminuir os impactos dessa doença, já que teremos um serviço que não está disponível nem mesmo na rede particular de saúde", ressaltou o reitor.

Para o Deputado Federal Hugo Napoleão "O Hospital Escola está espetacular. Ter uma estrutura como essa na rede pública é algo maravilhoso. É muito bom saber que o Piauí contará com essa tecnologia de ponta na saúde e que o hospital foi todo pensado para a sociedade."

O Hospital contará ainda com 10 salas para cirurgias de alta complexidade, 4 salas para pequenas cirurgias, 3 salas para cirurgias odontológicas, 19 salas para exames especializados, 12 salas para análises clínicas e patológicas, 214 leitos para internação (com capacidade para 3 ou 5 pacientes cada), além de 54 consultórios e 03 salas para discussão de casos, voltados à prestação de serviços médicos e ao ensino teórico/prático nas Ciências da Saúde.

As 21 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital estão prontas, com seis delas destinadas ao tratamento pediátrico. As dez salas de cirurgia, salas de repouso pós-operatório, indução anestésica, quartos de isolamento e unidades coronárias também estão concluídas. O HE terá uma ala exclusiva para o tratamento da Saúde da Mulher, composta de 10 consultórios equipados com cadeiras de exames e microscópios.

O Hospital aguarda a votação da Medida Provisória 520/201, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para que seja feito um concurso para a contratação dos 1.111 funcionários. O Senado Federal deverá votar essa MP a partir de março.