NPD faz esclarecimentos sobre problemas com matrículas curriculares

25/02/2011 17:40

O Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da Universidade Federal do Piauí vem a público esclarecer alguns fatos sobre os problemas ocorridos nos sistemas utilizados na matrícula curricular, pelos alunos da instituição.

No dia 18 de fevereiro, iniciou-se o período de matrícula curricular, o qual se estende até hoje, dia 25. Como pode ser observado no calendário acadêmico, dentro deste período de matrícula existem períodos específicos para a auto-matrícula dos alunos no sistema aluno on-line, que é de 18/02 à 21/02, além de período específico para matrícula dos alunos nas coordenações dos seus respectivos cursos (18/02 à 25/02, com dias específicos para faixas de ano de ingresso).

No primeiro dia, foram relatados por alguns alunos problemas em acessar o sistema aluno on-line. Tais problemas foram decorrentes de demanda maior pelo sistema que nos anos anteriores, o que fazia com que alguns alunos tivessem sua requisição de acesso negadas pelo sistema em alguns momentos. É importante salientar que tal problema foi corrigido no próprio dia 18/02. Além disso, houve problemas relacionados à exibição de turmas com reserva de vagas, mas todos foram corrigidos durante a manhã do dia 18/02.

Outro problema citado por alguns alunos foi o fechamento do aluno on-line e posterior reabertura. O sistema foi fechado para a matrícula por volta de 0h do dia 22/02, em conformidade com o calendário acadêmico da UFPI. Em decorrência da alta demanda dos alunos pelo sistema, a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação solicitou ao NPD que
reabrisse o sistema aluno on-line até o final do período de matrícula. Desta forma, o NPD reabriu o sistema no dia 23/02.

No dia 24/02 foram relatados problemas ao se tentar matricular alunos com ingresso menor que 2008. Tal problema foi decorrente da configuração equivocada da data de ingresso permitida para a matrícula de alunos no dia citado. O problema foi corrigido às 8:40 da manhã do dia 24, não sendo relatado mais nenhum problema do tipo depois disso.

Foram feitas algumas outras reclamações, porém relacionadas ou à falha na oferta de disciplina efetuada por alguns departamentos ou relacionados a problemas de equivalência de disciplinas. Os problemas identificados foram encaminhados para os setores responsáveis e em sua maioria resolvidos, permitindo a continuidade do processo de matrícula.

Abaixo temos um resumo da matrícula até o dia 24/02. Podemos notar que em todos os dias a quantidade de propostas de matrícula realizadas foi grande, o que demonstra que o sistema funcionou normalmente durante
esses dias.