Professoras da USP ministram aulas do DINTER em Enfermagem na UFPI

21/02/2011 17:36

Duas professoras doutoras da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP)/ Ribeirão Preto, ao longo desta semana, ministrarão duas disciplinas referentes ao 3º (terceiro) módulo do Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Enfermagem Fundamental. As aulas estão acontecendo no bloco de Enfermagem do Campus Ministro Petrônio Portela (Teresina), da Universidade Federal do Piauí.

A professora doutora Maria Lúcia Robazzi ministrou a disciplina A Relação Saúde e Trabalho e os Impactos Sobre a Saúde dos Trabalhadores durante a tarde desta segunda-feira (21), devendo prosseguir durante toda a terça-feira. A professora doutora Denise de Andrade, que se apresentará à instituição na quarta-feira (23), ministrará a disciplina Vigilância e Controle da Infecção Hospitalar: Enfoque Multiprofissional, além de participar da banca de mestrado da aluna Karla Joelma Bezerra Cunha, da UFPI, na sexta-feira (25).

Maria Lúcia é doutora na área de Enfermagem, atuando principalmente nos temas acidente do trabalho, saúde do trabalhador, enfermagem, saúde do trabalhador e riscos ocupacionais.

Por meio deste DINTER USP/UFPB/UFPI qualificam-se 09 (nove) docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e 07 (sete) da UFPI, além de uma aluna da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que irá cursar estas duas disciplinas em caráter especial. O primeiro módulo foi realizado na cidade de Ribeirão Preto e o segundo na capital da Paraíba.

Como prática das disciplinas, todas as alunas farão visitas a instâncias da saúde pública do Piauí, acompanhadas pelas duas professoras, para que possam observar tanto a parte hospitalar como a parte de atenção básica. Na manhã da quinta-feira a visita será ao Hospital Getúlio Vargas, referencia no estado. Já na sexta-feira será a vez de visitar uma Unidade de Atenção Básica do Programa Saúde da Família, no bairro Mafrense, coordenado pela enfermeira Francisca Cecília Viana, ex-aluna da instituição.

Ao todo 17 pessoas integram este módulo

O DINTER em Enfermagem Fundamental é promovido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP da Universidade de São Paulo - USP em convênio com o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, associado ao Departamento de Enfermagem da UFPI. O 3º módulo do programa será desenvolvido no Pólo do Piauí, que tem como coordenadora a Profª Drª Maria Eliete Batista Moura, do Departamento de Enfermagem da UFPI.