Matrículas Curriculares para 2011.1 iniciam nesta sexta-feira (18)

17/02/2011 08:02

Nesta sexta-feira, dia 18 de fevereiro, as Coordenações dos Cursos e secretarias de todos os campi da Universidade Federal do Piauí abrem as portas para receber os mais novos ingressantes da instituição. Na ocasião, os classificados em primeira chamada para o primeiro período, além dos remanejados do 2º para o 1º período de 2011, selecionados através do PSIU e do SiSU, devem efetivar suas respectivas matrículas curriculares. O início das aulas está previsto para 10 de março.

O horário de funcionamento dos locais de matrículas será de 08h às 12h e de 14h às 18h. É importante frisar que os alunos, mesmo previamente matriculados institucionalmente, podem perder definitivamente a vaga na universidade caso não efetivem esta última etapa do processo de entrada na UFPI. Existe ainda a opção de fazer a matrícula pela internet, através do link Aluno Online, no site da universidade.

Porém, a Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), alerta que é preciso ter cuidado com este procedimento, pois a página pode acabar sobrecarregada. Esse tipo de tormento pode gerar um sério problema para os calouros, pois, se der algo errado e a matrícula não for efetivada, o aluno pode ser considerado desistente do curso e, consequentemente, desligado da instituição.

Uma segunda dificuldade de se fazer a matrícula online, no caso dos ingressantes, é que, por motivos diversos, nem todos conseguem cadastrar as senhas, necessárias para acessar o sistema. As senhas são de caráter único e intransferível. Para os veteranos praticamente não existe esse transtorno, haja vista que praticamente todos já cadastraram uma senha junto à coordenação do curso ou ao DAA.

Entenda a Matrícula Curricular

Duas vezes por ano, antes do inicio de cada período/semestre, ocorre a chamada matrícula curricular. Ela acontece para todos os alunos, ingressantes ou veteranos, na iminência de um novo período, ou seja, um pouco antes de cada período.

É através da matrícula curricular que o aluno solicita as disciplinas que pretende cursar naquele período que está prestes a iniciar. Essa ficha de solicitação é a chamada proposta de matrícula. A mesma é composta por vários campos em branco que devem ser preenchidos com os nomes das disciplinas e seus respectivos códigos.

Realizada a matrícula curricular, os alunos devem informar-se, nas coordenações ou mesmo no Calendário Acadêmico, sobre a data para recebimento da Confirmação de Matrícula. Como o nome já sugere, a confirmação de matrícula é documento que mostra em quais disciplinas a matrícula foi efetivada.

Portanto, os ingressantes em 2011.2, isto é, aqueles que só começarão a estudar no segundo período do ano, somente irão realizar essa matrícula nas férias do meio do ano, em data a ser divulgada no novo calendário acadêmico, que deve ser disponibilizado na página da UFPI em meados do mês de março.

Fazer a matrícula curricular presencialmente, além de mais seguro, pelo fato de ter mais pessoas para conceder orientações, proporciona um contato prévio entre os novos estudantes, antecipando novas amizades.

Informações complementares:

Aprovados no PSIU 2010

Lista de Remanejados do 2º para o 1º período de 2011 ( PSIU e SiSU)