Alunos de Jornalismo desenvolvem prática de Telejornalismo em Parnaíba

16/02/2011 11:30

Uma equipe composta por sete alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, que estão cursando a disciplina Telejornalismo, em período especial, viajou na semana passada para Parnaíba com o objetivo de gravar uma série de reportagens especiais. As matérias elaboradas pelos estudantes deverão fazer parte de um telejornal, a ser apresentado no final da disciplina. Os sete alunos partiram de Teresina no dia 09 de fevereiro pela manhã para produzir sete matérias sobre comportamento, turismo, meio-ambiente, fontes renováveis de energia, conservação do patrimônio histórico, entre outros temas.

Alunos gravaram matéria no Porto dos Tatus, sobre a captura do Caranguejo Uçá

O Prof. Drº Paulo Fernando de Carvalho Lopes, coordenador do curso de Comunicação Social e que ministra a disciplina de Telejornalismo, informa que "a idéia da viagem surgiu no aspecto de trazer abordagens especiais para a prática do fazer jornalístico e de dar um sentido mais prático ao telejornalismo." Todos os alunos ficaram hospedados na mesma casa, o que ajudou a incorporar na equipe um verdadeiro ambiente de redação. Para Larissa Nogueira, estudante do 6° Período de Comunicação Social, "através dessa experiência vivemos um ambiente de redação, em outra cidade, com todas as dificuldades. A grande experiência foi o convívio e a chance de podermos desenvolver a paciência do trabalho em grupo."

Os alunos frequentaram o campus Ministro Reis Velloso

Durante os dias em que estiveram em Parnaíba, os estudantes fizeram aproximadamente 5 horas de filmagens, que serão editadas durante toda essa semana para se transformarem em matérias especiais. Os dias de trabalho foram cansativos, mas trouxeram experiências enriquecedoras para todos que participaram da viagem, como frisa o Prof. Paulo Fernando, "foi uma experiência enriquecedora em todos os sentidos. Um trabalho coletivo, um trabalho que traz um resultado promissor, para que possamos desenvolver outras experiências".

A repórter Larissa Nogueira faz entrevista sobre a produção de energia eólica no litoral

Para a Prof. Drª Lourdinha Nunes, do Departamento de Métodos e Técnicas, do Centro de Ciências da Educação, e que também é acadêmica de Comunicação Social, a disciplina foi uma vivência de como exercer a profissão de jornalista. "A disciplina foi importante, para podermos pensar as matérias, fazer as pesquisas, organizar a produção e agora, depois de fazermos as imagens, vamos editar. Durante os dias da viagem nós pudemos vivenciar um verdadeiro ambiente de redação", finaliza a futura jornalista. Além de fazer gravações pela cidade, o grupo foi motivo de uma matéria para uma emissora de TV local, que entrevistou o Prof. Paulo Fernando e a aluna Isabel Monteiro.

Prof. Paulo Fernando cede entrevista para emissora local

No penúltimo dia de trabalho, os alunos fizeram uma confraternização e participaram de uma dinâmica, onde presentearam com chocolates aquele amigo com quem mais tinham se identificado durante a realização da disciplina. E na última segunda-feira (14), toda a turma se reuniu novamente para fazer o balanço da disciplina e da viagem. Na reunião, o Prof. Paulo Fernando disse aos alunos que a viagem foi marcada por três pontos principais: as dificuldades, as diversidades e as disponibilidades. "Sair da sala de aula e aprender a trabalhar com esses três possíveis obstáculos é importantes para a vida profissional deles, e no final das contas, tudo foi aprendizado, o planejamento, o deslocamento, o trabalho em equipe", finaliza o professor.

Juarez Oliveira - Coordcom UFPI

Repórter Lurdinha Nunes faz entrevista com morador do Hospital Colônia de Carpina

Isabel Monteiro conversa com o repórter Romualdo Neves, de uma emissora local

Alunos participam de uma confraternização na sexta à noite