Pedro Costa lançará o livro Poemário de Cordéis nesta quinta-feira (17)

15/02/2011 09:41

O Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, receberá nessa quinta-feira (17), às 19h, o lançamento do livro Poemário de Cordéis de autoria do poeta Pedro Nonato da Costa considerado o maior poeta violeiro divulgador da literatura de cordel no Brasil.

A obra é editada pela série Coleção Nordestina da Associação Brasileira das Editoras Universitárias. "Trabalho há 25 de anos com o cordel e este poemário vem sendo trabalhado por mim desde 1994 e reúne 55 temáticas, dentre elas: lendas, política, psicopatia, dengue, AIDS", afirma o poeta Pedro Costa.

Esse é o 62º lançamento da Coleção Nordestina e o 4º pela Editora da UFPI "A Coleção Nordestina é um empreendimento conjunto de todas as Universidades Federais do Nordeste sempre privilegiando temáticas nordestinas", afirma Ricardo Alággio, Diretor da Editora da UFPI.

Para o presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira, que assina a apresentação do livro, "a UFPI está de parabéns por entregar ao Brasil este rico documento histórico pontificando a figura do acadêmico Pedro Costa". E ainda resume: "a vasta produção do poeta é o mundo visto por Pedro Costa e este livro visto pelo mundo".

Pedro Nonato da Costa é cantador, repentista, compositor, poeta cordelista, editor da Revista De Repente, ator e radialista. O piauiense de Alto Longá é um dos maiores divulgadores da Literatura de Cordel e tem relevantes projetos voltados para a difusão dessa arte popular como o Projeto Cordel nas Escolas que tem por objetivo resgatar a literatura de cordel e incentivar a produção entre os estudantes.