Brasil Brasil Acesso

Notícias

Brasão oficial da UFPI será criado no aniversário de 40 anos

Brasão oficial da UFPI será criado no aniversário de 40 anos

11/02/2011 16:22

Como parte das comemorações dos 40 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o reitor Luiz de Sousa Santos Junior convidou o renomado cerimonialista e heraldista (aquele que entende de medalhas, brasões e demais honrarias que formam o conjunto heráldico) Marcílio Lins Reinaux para produzir as insígnias e símbolos heráldicos que representarão oficialmente a instituição. Reinaux foi contratado para prestar serviços de notória especialidade no desenvolvimento e criação do brasão d'Armas - que é a peça básica - e da bandeira da universidade.

Marcílio teve um encontro nesta segunda-feira (7) com o reitor e membros do Cerimonial da UFPI e fez uma visita turnê pelas dependências da universidade. Na ocasião, o heraldista teve a oportunidade de conversar com pessoas que de alguma forma contribuíram na formação da universidade, entre eles o servidor mais antigo que se encontra ainda na ativa, o Procurador-chefe Manfredi Cerqueira - que estava presente no ato da fundação da UFPI, representando o então governador, e a professora de Serviço Social e ex-Pró-reitora de Ensino de Graduação, Guiomar Passos, que possui trabalho de dissertação sobre a história da UFPI. Tudo isso como parte de uma pesquisa preliminar a fim de absorver conhecimentos que sejam úteis no desenvolvimento das insígnias.

Marcílio Reinaux reunido com a Profa. Guiomar Passos e o cerimonialista Manoel Veras

Para Reinaux, esse trabalho funciona como um resgate da memória da universidade, em face dos seus 40 anos de existência. "Toda instituição de ensino superior que quer preservar sua memória preza por essas formas de honraria". Marcílio afirma que nenhuma outra instituição possui mais mérito que a universidade, por ser essencialmente uma escola de formação em ensino superior. "A universidade é uma casa de mérito, extrapolando para a comunidade. O professor é uma pessoa de mérito. Quando a universidade dá um título a um aluno, ela está concedendo a ele um mérito", conta.

Reinaux é especialista na criação de símbolos heráldicos

Heraldista, cerimonialista, professor aposentado da UFPE, Fundador do Comitê Nacional do Cerimonial Público, Presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo - da qual foi fundador, além de advogado, jornalista e historiador, Marcílio Lins Reinaux possui uma história de sucesso no campo da Heráldica, com 56 trabalhos produzidos nos últimos 10 anos, dos quais 18 foram específicos de universidades federais espalhadas por todo o Brasil (UFF, UFPA, UFMA, UFMG,...), prestando consultoria heráldica, que cuida de assuntos relacionados ao brasão d'Armas, bandeiras, honrarias e distinções diversas.

Brasão da Universidade Federal Fluminense criado por Reinaux

Ladeado pelo também cerimonialista Manoel Veras, que se diz um admirador do trabalho do heraldista reconhecido nacionalmente, esta é a primeira vez que Reinaux realiza este tipo de trabalho no Piauí. "É uma excelente oportunidade de estar trabalhando com a UFPI. É a 18ª universidade para a qual eu presto essa consultoria", diz. Marcílio espera reproduzir com fidelidade nos símbolos a essência do nosso Estado, segundo ele um local de "rios calmos e tranqüilidade".

O próximo passo consiste na produção artística do brasão. Reinaux já volta na próxima semana, onde apresentará ao reitor de 5 a 8 modelos de brasões e 5 modelos de bandeiras, além de outras insíginas de cunho acadêmico superior. Após a escolha, o brasão será registrado no Instituto Heráldico Americano, com o posterior lançamento das novas insígnias à comunidade acadêmica, inserido no roteiro programático do aniversário de 40 anos da UFPI.

Déborah Valente - COORDCOM UFPI

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.