Hospital Escola da UFPI recebe visita do Ministro da Saúde

07/02/2011 00:44

O Hospital Escola da Universidade Federal do Piauí recebeu no último sábado (5) a visita do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, que veio cumprir uma série de atividades no Piauí. O reitor Luiz de Sousa Santos Júnior acompanhou o ministro e várias autoridades mostrando a todos as instalações do Hospital Escola, que está passando pelos últimos ajustes e será o maior hospital universitário do Nordeste.

Durante a visita o reitor aproveitou para solicitar ao ministro a liberação de R$ 5 milhões para a implantação de um laboratório de oncologia terapêutica. "Nós já temos o espaço pronto e com a implantação dessa clínica de oncologia teremos um hospital completo e pronto para atender a população e dar suporte à toda rede. O INCA fez uma estimativa de que cinco mil novos casos de câncer serão detectados. Então é necessário que nós possamos atender a essa demanda", destacou o reitor.

O Governador Wilson Martins, a secretária estadual de saúde, Lilian Martins e ainda o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, acompanharam o ministro da saúde Alexandre Padilha na visita ao Hospital Escola da UFPI. Diretores, Pró-reitores e técnicos também acompanharam a visita.

O reitor Luiz Júnior fez questão de frisar que o Hospital Escola é ainda o suporte necessário para que o ensino de Graduação e Pós-Graduação seja fortalecido. "Nós iremos aumentar o número de residências médicas e expandir para os grandes polos como Picos, Parnaíba, Corrente e Floriano. É fato que o Hospital Escola será um espaço de ensino e pesquisa", frisou.

De acordo com o diretor geral do Hospital Escola, José Lages Monte, serão mais de 23 mil consultas por mês no atendimento ambulatorial e ainda cerca de 1.400 cirurgias mensais. "É um hospital que virá para fortalecer a rede de saúde e ser uma referência no ensino e pesquisa", destacou.

Na visita o reitor mostrou toda a estrutura do hospital e os equipamentos de última geração que já estão sendo instalados. Um exemplo de que o HE estará preparado para atender nas mais diversas especialidades e com aparelhos dotados de tecnologia de ponta pode ser conferida através da aquisição do equipamento Allura Xper Detector FD10. De acordo com o Prof. Dr. Paulo Márcio, coordenador do serviço de Hemodinâmica, o equipamento é o que há de mais revolucionário no atendimento de alta complexidade.

"Esse é um aparelho utilizado no diagnóstico e tratamento na Cardiologia, Neurologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Neurovascular. As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortes. Nós estaremos preparados para diminuir os impactos dessa doença, já que teremos um serviço que não está disponível nem mesmo na rede particular de saúde", ressaltou.

Estrutura pronta para atender média e alta complexidade

As 21 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital já estão montadas, com seis delas destinadas ao tratamento pediátrico. As dez salas de cirurgia, salas de repouso pós-operatório, indução anestésica, quartos de isolamento e unidades coronárias também estão concluídas. O HE terá uma ala exclusiva para o tratamento da Saúde da Mulher, composta de 10 consultórios equipados com cadeiras de exames e microscópios.

Somente na obra de requalificação já foram investidos R$ 60 milhões. O Hospital Escola contará com 214 leitos, sendo 21 deles de UTI, 15 adultas e 6 pediátricas, o que representa um acréscimo de mais de 30% de UTIs públicas de todo o estado.

O Hospital contará ainda com 10 salas para cirurgias de alta complexidade, 04 salas para pequenas cirurgias, 03 salas para cirurgias odontológicas, 19 salas para exames especializados, 12 salas para análises clínicas e patológicas, 214 leitos para internação (com capacidade para 3 ou 5 pacientes cada), além de 54 consultórios e 03 salas para discussão de casos, voltados à prestação de serviços médicos e ao ensino teórico/prático nas Ciências da Saúde. Quando concluído, o Hospital contará com 34.599,62 m² de área total, sendo 12.404,26 m² de área externa e 22.195,36 m² de área construída.

O reitor aguarda a votação da Medida Provisória 520/201, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para que seja feito um concurso para a contratação dos 1.111 funcionários que irão trabalhar no Hospital Escola. O Senado Federal deverá votar a MP a partir de março. "Acredito que dentro de seis meses nós estaremos entregando para a população um hospital totalmente contemporâneo e com a melhor medicina do país. Seguimos todas as exigências do IBAMA, do Corpo de Bombeiros e teremos um hospital modelo para os estudantes de toda a UFPI", finalizou o reitor.