Hospital Escola da UFPI passa pelos últimos ajustes

27/01/2011 11:00

Acompanhado pelo diretor-geral, José Lages do Monte, e da coordenadora de Enfermagem, Rosana Costa, o reitor, Luiz de Sousa Santos Júnior visitou, nesta quarta-feira (26), o Hospital Escola da UFPI. As obras no HE estão em fase de conclusão e o hospital já conta com uma série de equipamentos instalados.

UTIs do Hospital Universitário estão instaladas

As 21 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital estão montadas, seis delas serão destinadas ao tratamento pediátrico. As dez salas de cirurgia, salas de repouso pós-operatório, indução anestésica, quartos de isolamento e unidades coronárias também estão concluídas.

Aparelho de Hemodinâmica, que vai diagnosticar doenças coronárias, está sendo montado

A sala de exames de Hemodinâmica do HE, responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares está em fase de acabamento. O equipamento Allura Xper Detector FD10 capta imagens coronárias em forma digital, com alta resolução e precisão. O aparelho possui softwares de última geração que permitem visualizar os vasos com grande nitidez e sob vários ângulos. O angiógrafo é ajustável ao trabalho do médico e permite customizar os exames para cada paciente. Além da excelente qualidade das imagens, o equipamento expõe os usuários e os operadores a uma carga menor de radiação.

Equipamento  de ponta capta imagens coronárias com alta definição

O HE terá uma ala exclusiva para o tratamento da Saúde da Mulher, composta de 10 consultórios equipados com cadeiras de exames e microscópios. "É uma satisfação tornar possível o sonho de ter um hospital como este em nosso Estado. Aqui, tratamentos de alta-complexidade poderão ser realizados através das modernas máquinas que o Hospital Universitário possui", disse o reitor.

HE conta com ala exclusiva para  tratamentos de Saúde da Mulher

Nesta quinta-feira, o reitor embarcou para Brasília, onde vai se reunir com membros do Ministério da Saúde para definir detalhes do concurso público para contratação dos profissionais que atuarão no HE - 1.200 servidores devem ser contratados. "Estamos montando um hospital moderno e competitivo que vai beneficiar muita gente. Essa é nossa maior alegria", concluiu Luiz de Sousa Santos Júnior.

Mais de R$ 60 milhões foram investidos nesta fase de conclusão do HE através de recursos dos Ministérios da Educação e Saúde.