UFPI reúne esforços no combate às drogas

27/01/2011 10:30

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, se reuniu essa semana, no Salão Nobre da Reitoria, com professores, Pró-Reitores, diretores de unidades e servidores técnico-administrativos para tratar da participação que a UFPI terá na Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. A Câmara, que foi criada dia 21 de janeiro pelo Governo do Estado do Piauí, tem como objetivo debater e reunir esforços no combate às drogas, especialmente o crack. O objetivo da reunião foi propor a elaboração de um projeto institucional de combate às drogas, envolvendo uma equipe multidisciplinar da UFPI, para ser apresentado na próxima reunião da Câmara, prevista para acontecer dia 08 de fevereiro, no Palácio de Karnak.

Durante a reunião, vários pesquisadores que trabalham a temática das drogas na UFPI opinaram sobre como a universidade poderá contribuir na atuação da Câmara. O Reitor Luiz Júnior afirmou que a UFPI tem hoje muito mais força para atuar em todo o Estado do Piauí e que toda a estrutura da universidade estará disponível para colaborar nesse enfrentamento, inclusive com a inclusão de leitos exclusivos para o tratamento de dependentes, logo que o Hospital Escola for inaugurado.

Os professores Francisco Newton Freitas, Gildásio Guedes Fernandes e Lúcia Cristina Rosa serão representantes da UFPI na Câmara Anti-Drogas. O Prof° Newton Freitas afirmou que a UFPI tem muito a colaborar, tomando providências como: disponibilizar leitos do HU, lançar um olhar interdisciplinar sobre as drogas e qualificar profissionais para combater esse problema. "Como colaboração determinante, a UFPI deve também elaborar estatísticas e desenvolver pesquisas científicas, que dimensionem a amplitude do problema das drogas no Estado do Piauí", finalizou o Prof° Newton Freitas.

Segundo a Profª Lúcia Cristina Rosa, o trabalho de combater as drogas exige além da interdisciplinaridade, uma requalificação constante de toda a equipe envolvida. Já o Prof° Francisco Teixeira acredita que a política de combate às drogas do Governo Federal deveria ser melhor implementada e sugere que os todos os cursos de graduação incluam em suas grades curriculares uma disciplina regular que aborde esse tema. "O problema das drogas não será resolvido combatendo-se apenas o crack. Temos de fazer uma intervenção de natureza radical, ou não vamos estar fazendo nada", conclui o professor.

Juarez Fernandes - Coordcom UFPI