UFPI é a sétima universidade mais procurada pelos candidatos no SiSU

18/01/2011 09:21

A Universidade Federal do Piauí é a sétima Instituição de Ensino Superior mais procurada pelos candidatos que se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada - SiSU. Os números, divulgados na tarde desta segunda-feira (17) pelo Ministério da Educação, apontam que mais de 17 mil candidatos escolheram a UFPI como opção para ingressar no ensino superior, desde que foram abertas as inscrições no Sistema de Seleção Unificada - SiSU -, no último domingo. As inscrições no SiSU seguem até quinta-feira (20) e o resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira (24).

A UFPI tinha 17.509 inscrições, até a última apuração parcial. Este ano a UFPI está disponibilizando 2.893 vagas e a procura dos estudantes é seis vezes maior que a quantidade de vagas ofertadas pela instituição.  O curso de Medicina é o mais procurado pelos candidatos, com 579 inscrições. Em segundo lugar vem o curso de Direito (noturno) com 484 inscritos. Na sequência vem o curso de Medicina Veterinária (Campus Cinobelina Elvas - Bom Jesus) com 420 candidatos inscritos. Em quarto lugar está o curso de Fisioterapia (Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba) com 393 inscritos. Os cursos de Educação Física e Biomedicina (Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba) ocupam a quinta colocação dos cursos da UFPI mais procurados, ambos com 366 inscritos.

Segundo o Reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, a grande busca pelos cursos da instituição pelos candidatos do SiSU representa que a UFPI está melhorando seus indicadores. "Eu entendo essa grande procura no SiSU como de grande importância para que a UFPI abra suas portas para o Brasil. Com o SiSU, os estudantes podem optar por universidades de todo o Brasil, e com isso eles buscam as instituições que tenham os melhores indicadores. Através da qualificacão de professores e técnicos, aquisição de equipamentos, melhoria dos espaços físicos, ampliação dos cursos de Mestrado e Doutorado, estamos dando um salto na qualidade dos nossos cursos e com isso nós teremos uma procura ainda maior nos próximos anos", destacou o Reitor Luiz Júnior.

Para a Profª Regina Ferraz Mendes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, a grande procura pelos cursos da UFPI no SiSU é prova da credibilidade da instituição. "Esses dados atestam a confiança na qualidade dos cursos oferecidos pela nossa instituição e refletem também o resultado dos investimentos na estrutura, recursos humanos e apoio às atividades didático-pedagógicas, incluindo ensino, pesquisa e extensão. Enfim, esses dados indicam que estamos no caminho certo", afirma a Pró-Reitora.

Nesta quarta-feira (19), às 10h, a UFPI irá divulgar o resultado geral do PSIU 2010. O anúncio dos aprovados será feito no Espaço Rosa dos Ventos, ao lado da Biblioteca Carlos Castello Branco. Este ano a UFPI ofertou um total de 5.786 vagas para os seus 98 cursos de graduação, sendo que metade das vagas será preenchida através do ENEM, e a outra metade por meio do PSIU Geral e PSIU 3ª Etapa.

Os candidatos aprovados no PSIU 2010 e no ENEM deverão, para efetuar a matrícula institucional, apresentar uma fotografia 3x4 recente e as cópias autenticadas em cartório dos seguintes documentos: Cédula de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor e prova de quitação com a Justiça Eleitoral (para candidatos maiores de 18 anos), Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, autenticado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado emissor, Prova de quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos). E os candidatos que se inscreveram como cotistas devem apresentar, além dos documentos anteriormente citados, cópia autenticada em cartório do Certificado e Histórico Escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio comprovando ter estudado integral e exclusivamente em Escola Pública.

O candidato aprovado no PSIU 2010 deve, para efetuar a matrícula institucional, comparecer à Diretoria de Administração Acadêmica - DAA/Serviço de Atendimento Estudantil (Fone: (86)3215-5549), em Teresina ou, conforme o caso, às Secretarias dos Campi CMRV (Parnaíba), CSHNB (Picos), CAFS (Floriano) e CPCE (Bom Jesus), nos seguintes dias:

31/01/2011 - Cursos dos Centros de Ciências da Saúde - CCS e Ciências da Educação - CCE

01/02/2011 - Cursos do Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL

02/02/2011 - Cursos do Centro de Ciências da Natureza - CCN

02/02/2011 - Cursos dos Campi: CMRV (Parnaíba), CSHNB (Picos), CAFS (Floriano) e CPCE (Bom Jesus)

03/02/2011 - Cursos dos Centros de Ciências Agrárias - CCA e Centro de Tecnologia - CT

04/02/2011 - RETARDATÁRIOS, de todos os Cursos, em todos os Campi