PRODEMA e DECON promovem palestra sobre economia do crime

25/01/2011 09:56

O Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e o Departamento de Ciências Econômicas (DECON), da Universidade Federal do Piauí, realizam a palestra Economia do Crime: o crime compensa?, a ser proferida pelo Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida (Unioeste/PR). O evento acontece no dia 26 de janeiro de 2011, às 16hs, no Auditório do TROPEN (Trópico Ecotonal do Nordeste), próximo à ADUFPI, na própria universidade.

A palestra resulta de um trabalho de mais de dez anos, que procura discutir a teoria econômica do crime a partir de estudos realizados em penitenciárias estaduais paranaenses (PEP, PCP e PFP), ou seja, trata-se de uma teoria que objetiva levantar os custos e os benefícios da atividade ilícita, pela visão de quem a pratica.

De acordo com o estudo, o ato de delinqüir trata-se uma decisão individual tomada racionalmente (com ou sem influências de terceiros), em face da percepção de custos e benefícios, assim como os indivíduos fazem em relação a outras decisões de natureza econômica.

Com vasta experiência na área, Shikida ministra palestra sobre Economia do Crime em Teresina

Com toda sua formação na área de Economia, prof. Pery Francisco Assis Shikida possui doutorado pela ESALQ/USP (1997) e Pós-doutorado pela Fundação Getúlio Vargas/SP (2009). Foi pesquisador visitante na Universidade de Kaiserslautern, na Alemanha (2000 e 2005) e na Universidade de Wisconsin, Estados Unidos (2010). Tem experiência na área do agronegócio e desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: agroenergia, agroindústria canavieira, cadeias produtivas, dinâmica e cenários econômicos, comportamento de mercado (market behaviour, mais especificamente economia do crime).

Atualmente Shikida trabalha como coordenador científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ministrando aulas na graduação de Economia e no programa de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Atua também como Professor no programa de mestrado em Economia Regional (Universidade Estadual de Londrina).

Clique aqui e veja o convite.