UFPI viabiliza convênios com instituições alemãs

12/01/2011 16:27

O reitor Luiz de Sousa Santos Júnior está na Alemanha para discutir o convênio de intercâmbio entre médicos piauienses e alemães, que irá possibilitar a troca de conhecimentos entre os profissionais. A delegação piauiense na Alemanha, organizada pela ProBrasil, foi recebida nessa segunda-feira pelo chefe do Hospital de Traumas de Berlim (UKB), o Prof. Dr. Axel Ekkernkamp. O contato entre as instituições brasileiras e alemãs foi viabilizado pelo vice-presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht.

Já nesta quarta-feira, os piauienses e representantes da ProBrasil foram recebidos pelo Chefe do Departamento Internacional do Ministério Federal de Educação, Dr. Matthias Frattini e pelo Chefe do Departamento Educação e Pesquisa do Serviço de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) da Alemanha para discutir uma intensificação da cooperação piauiense-alemã. Em seguida foi assinado um protocolo de intenções entre a UFPI, o Hospital UKB, a SESAPI e a ProBrasil para intercâmbio entre médicos piauienses e alemães. Os médicos Raimundo Junior e Edilson Carvalho, membros da delegação, permanecerão em Berlim por mais 30 dias para troca de conhecimento com os alemães.

Na foto com o reitor Luiz Júnior, Sra Eva Brenningkmeyer (representante da PROBRASIL), prof. Gerardo Mesquita, Érica Fontes (Assessoria Internacional da UFPI) e Prof. Semiramis (coordenadora do LIB).

O convênio, que deve ser assinado nos próximos dias, vai possibilitar aos alunos de graduação e pós-graduação da UFPI, o intercâmbio cultural e intelectual, além do aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos. Devem participar da parceria, a UFPI, Universidade de Humbolt de Berlim, o UKB (Hospital de Traumas de Berlim) e outras instituições alemãs. No primeiro momento, a parceria vai beneficiar alunos de Medicina e de outras ciências da saúde da UFPI, que vão ter contato com equipamentos e tratamentos médicos de alta tecnologia.

Reitor Luiz Júnior e o diretor clínico do HU, Edilson Carvalho (de branco), negociam o convênio com Sr. Matthias Witt (diretor da UKB)

O reitor Luiz dos Santos Júnior, considera assinatura do convênio com as instituições alemãs um avanço na internacionalização da UFPI. "Além da ampliação do Ensino, Pesquisa e Extensão estamos avançando para o aperfeiçoamento do quarto pilar da universidade pública - a internacionalização", destacou o reitor.

Para o presidente da Associação ProBrasil Uwe Weibrecht  essa  parceria é o reconhecimento de que a ProBrasil e seus parceiros ajudam a criar pontes de amizade entre nações e continentes. "Nosso objetivo é contribuir também para motivar o trabalho de outras instituições - além da nossa - na busca constante de ajudar a construir um futuro melhor", explica Uwe.

Coordenador médico do UKB, Dr. Matthias Metzner, conversa com a Sra Eva, o Dr. Witt