Projeto de Artes e Cultura promovido em parceria com a UFPI é premiado

11/01/2011 15:12

O Projeto Casa de Artes e Culturas para crianças do Parque Eliane - CAC, integrante do Projeto de Intercâmbio Científico e Cultural entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade de Verona (UNIVR), e da Associação das Mulheres Perseverantes do Bairro Parque Eliane, foi habilitado a receber o Prêmio Pontinhos de Cultura, que tem como objetivo premiar iniciativas que exerçam atividades na área sócio-cultural, especificamente nas ações ligadas aos saberes e fazeres da cultura da infância.

Entre os nomes que compõem o projeto CAC estão o das professoras Doutoras Maria do Carmo Bomfim (Programa de Pós-Graduação em Educação), Jaira Maria Alcobaça Gomes (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente), Maria Lídia Medeiros de Noronha Pessoa (Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia) e de bolsistas do PIBIC do curso de Ciências Sociais.

De acordo com a Profª Dra. Lídia Noronha, "o NUPEC constitui um importante núcleo para a criação e a execução do Projeto Casa de Artes e Culturas para as crianças do Parque Eliana, pelo seu compromisso desde sua formação em 1992, na defesa e garantia das políticas de proteção à infancia".

A Profª Dra. Lídia Noronha, além de integrar a equipe responsável pelo projeto, também faz parte do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. O Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança e o Adolescente - NUPEC, fica no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI.

O Prêmio Pontinhos de Cultura é dado pela proposição ao Ministério da Cultura através do Edital de Divulgação nº 03, de 08 de março de 2010 e foi publicado no Diário Oficial da União nº 206, de 27 de outubro de 2010.

Equipe responsável pelo projeto:

Maria do Amparo de Sousa - Presidente da Associação das Mulheres Perseverantes do Parque Eliane
Profª Draª Maria do Carmo Bomfim- Programa de Pós-Graduação em Educação
Profª Dra. Jaira Maria Alcobaça Gomes- Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Profª Dra. Maria Lídia Medeiros de Noronha Pessoa-Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia
Adriane Cristini de Paula Araújo (Ciências Sociais)-Bolsista PIBIC
Amanda de Moura Leal (Ciências Sociais)- Bolsista PIBIC
John Wedson dos Santos Silva (Ciências Sociais)-Bolsista PIBIC
Laiz Mara Meneses Macedo (Ciências Sociais)-Bolsista PIBIC
Luciana Maura Sales de Sousa - Mestranda em Letras
Paula Layane Pereira de Sousa (Ciências Sociais)-Bolsista PIBIC e mestranda em Antropologia e Arqueologia
Sanyelle Matyshell de Oliveira Sousa (Ciências Sociais)- Bolsista PIBIC