Projeto de professores da UFPI é aprovado para programa ETA

23/12/2010 15:15

Um projeto elaborado por professores do Departamento de Letras, da Universidade Federal do Piauí, desenvolvido para o programa do English Teaching Assistant (ETA) - CAPES/Fulbright, vai possibilitar um aumento significativo no repasse do conhecimento sobre a língua inglesa como segunda língua e a competência acadêmica por parte dos alunos de graduação em Letras.

O ETA permite que o estudante de língua estrangeira tenha contato com outras maneiras de aprendizado. O projeto compreende várias atividades como preparação de aulas e palestras. A participação do ETA está prevista para todos os níveis das quatro habilidades integradas em língua inglesa.

De acordo com os professores Wander Nunes Frota, Beatriz Gama Rodrigues e Érica Rodrigues Fontes, responsáveis pelo projeto, "o ETA será observado por um professor efetivo responsável por um dos níveis das habilidades integradas, pois do ETA espera-se apenas uma assistência e não a total responsabilidade da disciplina na qual esporadicamente desenvolverá atividades".

Além disso, o ETA fará um encontro semanal com professores da Rede Pública de Ensino estadual e municipal, professores estes que já estão integrados a um projeto da UFPI para seu desenvolvimento acadêmico. Também parte das atividades do ETA serão as palestras mensais para toda a comunidade acadêmica e não-acadêmica acerca de aspectos da cultura estadunidense contemporânea: teatro, cinema, música popular, dentre outros, assim como reuniões mensais com os professores do Departamento de Letras - Inglês, com o objetivo de intercâmbio de informação sobre as atividades realizadas pelo ETA. O ETA terá início em março de 2011 e dura até novembro de 2014.