A intelectualidade e o feminismo no Brasil perdem Heleieth Iara Saffioti

14/12/2010 14:10

É com grande pesar que nós, do ENGENDRE-Núcleo de Pesquisa em Gênero e Desenvolvimento-CCHL/UFPI, comunicamos o falecimento da Profª Heleieth Saffioti, uma das mais importantes referências do movimento feminista brasileiro. Ela foi professora universitária em programas de estudos pós-graduados, professora titular de sociologia, aposentada pela UNESP, além de uma democrata e lutadora em nosso país.

Nas duas últimas décadas, Saffioti desenvolveu importantes reflexões para os estudos da violência de gênero, evidenciando um profundo amadurecimento teórico de uma vida dedicada à pesquisa e luta pela melhoria das condições de vida das mulheres. Dentre suas publicações, existem 12 livros em Português, artigos em Inglês e Espanhol, nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

A Profª Heleieth Saffioti esteve conosco durante o Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural, ocorrido no início do mês de novembro, momento em que proferiu a conferência de encerramento do congresso, intitulada: Gênero, Patriarcado e Memória.

O velório está sendo realizado no cemitério do Morumbi (São Paulo) e o sepultamento ocorrerá às 15h00.

Teresina, 14 de dezembro de 2010.

Coordenação do ENGENDRE