Para inibir fraudes, COPESE colhe impressões digitais de candidatos

14/12/2010 10:57

Na tentativa de inibir possíveis fraudes no Programa Seriado de Ingresso à Universidade - PSIU, a Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE) da UFPI realizou nesta terça-feira (14) a coleta das impressões digitais de todos os candidatos inscritos no processo seletivo 2010. "Nossa intenção com essa medida é inibir ao máximo as tentativas de fraudes no PSIU", alertou o presidente da COPESE, professor Gilvan Lima. O processo de coleta acontece nos centros de aplicação de prova de todos os Campi.

"Nossa intenção com essa medida é inibir ao máximo as tentativas de fraudes no vestibular da UFPI", disse Gilvan Lima da Copese

As impressões digitais dos candidatos ficarão registradas no cartão de inscrição. Após a divulgação dos aprovados no vestibular, as digitais serão novamente colhidas e comparadas com as armazenadas nos cartões de inscrição. No caso de não haver compatibilidade entre elas o candidato classificado será eliminado imediatamente.

Em dois dias(domingo e segunda) de PSIU, a COPESE registrou, em números acumulados, que 3.411 candidatos não compareceram aos locais de prova, número correspondente a 14% do total de inscritos, que é de 26. 476 candidatos. Tendo como base os anos anteriores de realização do PSIU, os números estão dentro da previsão de ausências na avaliação da COPESE.

Para atender o aumento da demanda no número de candidatos inscritos para a 3º etapa do PSIU, que ocorreu nesta terça, a COPESE efetuou algumas mudanças na segurança do processo seletivo. Em Teresina, foram adicionados mais quatro Centros de Aplicação de Provas (CAPs), Parnaíba (1) e Picos (1), totalizando 44 CAPs no certame. Com isso houve o a necessidade de aumentar o número de policiais, fiscais de provas e fiscais volantes munidos de detectores de metais. Na manhã de hoje, um candidato foi surpreendido portando um aparelho celular durante o horário de aplicação de prova. A ocorrência foi registrada no Colégio Liceu Piauiense e o candidato eliminado no ato.

A COPESE estuda fazer a coleta de impressões digitais também nesta quarta-feira (15), último dia do processo seletivo, quando serão aplicadas a prova específica e a redação.