PSIU 2010: Reitor visita locais de aplicação de provas para deficientes

13/12/2010 12:01

Na manhã desta segunda-feira (13), segundo dia de prova do PSIU - Programa Seriado de Ingresso à Universidade, o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior visitou vários Centros de Aplicação de Prova- CAP em Teresina dentre eles o Espaço Integrado Universitário I e a Biblioteca Central, onde conferiu de perto a assistência prestada a todos os estudantes portadores de necessidades especiais.

O CAP para portadores de necessidades especiais possui uma sala especial com enfermeira, acompanhamento de leitor copista, prova ampliada para os candidatos que possuem necessidades especiais, tradutor intérprete em LIBRAS com habilidade em inglês ou espanhol de acordo com a necessidade do candidato, além de rampas de acesso. Todas as solicitações dos candidatos foram analisadas individualmente e foram acatadas. No PSIU deste ano, a UFPI está prestando assistência a 26 pedidos de atendimento especial, sendo 23 em Teresina, 2 em Picos e 1 em Parnaíba. Em casos de alunos com deficiencia auditiva, por exemplo, eles ficam em salas sozinhos, com fiscal e tradutor de libras para que ele possa ter toda assistência que precise. No caso de alunos com necessidades especiais, eles tem assegurado por Lei uma hora a mais para fazer a prova.

Para o reitor Luiz Júnior, esse respeito ao aluno é indispensável para garantir o equilíbrio de oportunidades. "Todo o respeito com o candidato é necessário, especialmente os que precisam de atenção diferenciada. Ontem (domingo) visitei todos os locais de aplicação de prova de Parnaíba e, como Teresina, tudo está acontecendo na mais perfeita ordem", destacou.

Para a candidata Vanessa Gomes, que é cadeirante, a assistência diferenciada traz mais segurança  no momento da prova. "A assistência prestada pela universidade foi ótima. Não tive qualquer dificuldade com relação ao espaço físico da instituição e todos os profissionais foram muito atenciosos comigo" afirma Vanessa Gomes 17 anos - candidata que tenta uma vaga para o Curso de Administração e fez as provas na Biblioteca Central, onde estavam a maioria dos candidatos com necessidades especiais.

Para a enfermeira do ponto de atendimento da Biblioteca Central a prova vem sido feita sem maiores problemas e só fizeram um atendimento a uma estudante que sentiu dor de cabeça. "Nós temos remédios, estetoscópio, material para primeiros socorros e até agora só tivemos um ocorrência de um candidata que estava sentido dor de cabeça, por causa do seu aparelho de audição" afirma Indira Martins, enfermeira responsável pelo CAP na Biblioteca Central.

Nesta manhã a UFPI vivenciou uma situação excepcional em um aluno teve os documentos  roubados dentro da instituição. "Um candidato foi assaltado dentro da universidade e ficou sem os documentos, mas como ele chegou ao seu local de prova antes do horário e ao ligar para a mãe levar algum documento que comprovasse a identidade do candidato e posteriormente, um vigilante da UFPI encontrou a carteira do estudante, ele pôde fazer a prova em uma sala isolada, sem nenhum acrescimo de horário. No mais, tudo está acontecendo na mais perfeita tranquilidade", disse Gilvan Lima, presidente da COPESE (Comissão Permanente de Seleção).

A UFPI registrou a inscrição de 26.476 candidatos ao PSIU 2010, que estão concorrendo a 2.893. A quantidade de inscritos ficou dividida assim entre os campi da UFPI: Teresina (16.938) candidatos; Picos (3.560) candidatos; Parnaíba (3.193) candidatos; Floriano (1.783) candidatos; Bom Jesus (1.002) candidatos. O curso mais concorrido foi o de Medicina que teve 2.101 candidatos inscritos para 40 vagas e concorrência de 52,52. O menos concorrido foi Zootecnia, em Bom Jesus, que teve 70 candidatos inscritos para 50 vagas e concorrência de 1,4. A data prevista para o anúncio do resultado do PSIU 2010 é dia 24 de janeiro de 2011.

A UFPI abriu 5.786 vagas para os alunos que desejam ingressar na universidade em 2011, metade será preenchida através do ENEM, e a outra metade através do PSIU Geral e PSIU 3ª Etapa e 20 % das vagas do PSIU estão reservadas para o sistema de cotas, para quem cursou o ensino fundamental e médio integralmente em escola pública.

Cursos mais concorridos por Campi:

Teresina: Medicina - 52,52

Parnaíba: Psicologia - 15,86